Desenvolver uma visão estratégica é uma verdadeira arte e passou a ser a prioridade número um na agenda de todo bom administrador, pois dela depende boa parte do futuro das empresas.
Administrar um site de compras coletivas sem saber o rumo ou que direção tomar é abdicar de suas próprias escolhas, é voar ao sabor do vento, é apostar contra si mesmo, é viver uma vida de imprevistos e ilusões. E, assim como um meteorologista não tem valor se não for capaz de prever o tempo, de nada adiantará um administrador que não conheça o futuro do seu próprio negócio.
Portanto, é muito importante que o gestor do site mantenha o foco dentro de uma visão estratégica de longo prazo, independente da volatilidade do mercado, da concorrência acirrada e das incertezas naturais da economia.
O primeiro passo na construção de uma visão estratégica em compras coletivas envolve uma sessão de análise interior, é preciso mergulhar nos princípios, no sistema de valores, na história, nos sonhos, nas paixões, na personalidade e nas competências essenciais que fazem da empresa um lugar único. A soma desse conjunto será a descoberta da “alma do negócio”.
Uma vez definida a “alma do negócio”, cabe ao gestor o papel de incorporá-la ao “corpo da empresa” assumindo a responsabilidade pela difusão dos ideais e pela inclusão desse legado na rotina de trabalho de todas as pessoas da equipe. Do diretor ao estagiário, em todas as publicações do site é preciso que a empresa respire e fale a mesma cultura, tenham a mesma alma.
Da junção entre corpo e alma é que surge uma empresa líder, capaz de encarar os desafios do crescimento e do desenvolvimento, ditando os rumos do seu próprio destino.
O administrador que consegue reunir a arte da visão estratégica, com a ciência da execução eficiente em uma empresa líder, dispensa qualquer ajuda do oráculo para conhecer o dia de amanhã, porque ele já sabe que a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.
Fonte: Inteligemcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário