O consumo das principais categorias de artigos infantis em 2011 deve ser de R$ 26,2 bilhões, segundo o Ibope Inteligência. Dentro deste segmento, os setores com maior potencial de consumo são os de vestuário infantil, calçado infantil e de brinquedos, com de R$ 16,17 bilhões, R$ 4,75 bilhões e de R$ 5,26 bilhões, respectivamente.
Vestuário
Em relação ao consumo de roupas para as crianças, o estudo observou que, individualmente, é no Sudeste que as pessoas estão dispostas a gastar mais. Na região, o consumo per capita para 2011 será de R$ 113,16, valor superior à média nacional de R$ 99,26.
Potencial de consumo de vestuário infantil por classe e por região 2011
Nas demais regiões do Brasil o consumo per capita de artigo para vestuário infantil será de: Sul, de R$ 111,99; Centro-Oeste, de R$ 103,42; Norte, de R$ 83,31; e Nordeste, de R$ 68,44.
Ainda falando sobre esses artigos, observa-se que as classes B e C são as que possuem os maiores potenciais de consumo. Isso porque a classe B, de todas as regiões brasileiras, deverá gastar R$ 6,1 bilhões e a C, R$ 6,85 bilhões com esse tipo de produto. Nota-se que esses potenciais de consumo são sensivelmente superiores aos potenciais de consumo das classes A e DE, de R$ 1,6 bilhões e 1,62 bilhão, respectivamente.
Por região, o maior potencial de consumo de artigos infantis é do Sudeste, com R$ 8,54 bilhões. No Sul e no Nordeste, o potencial de consumo desse tipo de artigo é semelhante, de R$ 2,63 bilhões e R$ 2,69 bilhões, respectivamente. Quem mostra o menor potencial de consumo, por sua vez, é a região Norte, de R$ 990 milhões.
Brinquedos e calçados
Quando o assunto é a compra de brinquedos, o estudo mostra que a classe B é a que tem maior potencial de consumo, de 46,89%. Essa classe é responsável por 12 milhões de domicílios no Brasil e deve gastar cerca de R$ 2,47 bilhões em 2011 com esse tipo de produto. A classe C, por outro lado, que apresenta o dobro de domicílios, deve movimentar R$ 1,77 bilhão.
Em relação às regiões, novamente o Sudeste se destaca, com potencial de consumo para 2011 de R$ 2,99 bilhões. A região que deverá consumir menos com brinquedos será o Norte, cerca de R$ 270 milhões.
Por fim, o potencial de consumo para calçados infantis para 2011 é da ordem de R$ 4,75 bilhões. Em termos per capita, a expectativa é a seguinte: Norte, R$ 24,75; Nordeste, R$ 20,12; Sudeste R$ 33,08; Sul, de R$ 34,14; e Centro-Oeste de R$ 29,25.
Potencial de consumo de calçado infantil por classe e região 2011
Fonte: Marketing Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário