Investimento seria impulsionado pelo crescimento dos compactos e aumento do IPI
A montadora de carros de luxo Mercedes-Benz, do grupo Daimler AG, avalia a possibilidade de produzir automóveis no Brasil. Com a estratégia de crescer com compactos e o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para importados, a empresa pode trazer uma fábrica para o País – mesmo o mercado de automóveis local sendo pequeno para a companhia.
“Esse é um assunto que estamos avaliando. Pensando na nova plataforma de produtos, pode haver a viabilidade de ter uma fábrica aqui”, afirmou Dimitris Psillakis, diretor de vendas e marketing de automóveis e vans da Mercedes-Benz no Brasil. A companhia já possui uma base em Juiz de Fora (MG), de 2,8 milhões de metros quadrados, para a produção de veículos comerciais, como caminhões, onde produz 75 mil veículos por ano. “Temos um relacionamento de 55 anos com o Brasil”, ressaltou o executivo.
A também alemã BMW, concorrente direta da Mercedes-Benz, avalia, da mesma forma, a possibilidade de construir uma planta no Brasil. O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) confirmou, na semana passada, ter recebido proposta da montadora para a instalação de uma fábrica no País.
Após o anúncio da alta do IPI em trinta pontos percentuais para produtos com menos de 65% de suas peças fabricadas nacionalmente, companhias têm avaliado a possibilidade de instalarem-se no Brasil. A chinesa JAC Motors já mostrou interesse em produzir localmente. A japonesa Nissan anunciou, no início deste mês, a construção de uma fábrica em Resende, no Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 2,6 bilhões.
Fonte: PropMark
Nenhum comentário:
Postar um comentário