Header

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Designer cria ambiente extraterrestre para crianças

“Le blobterre de matali” é instalação que representa um mundo ficcional, com jardim próprio

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/42103/size_590_Blobterre.jpg
Instalação de designer francesa cria um planeta diferente, com suas próprias plantas, cheiros e habitantes

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/42104/size_590_le_blobterre_de_matali.jpg

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/42105/size_590_le_blobterre_de_matali.jpg

O conceito alemão “Gesamtkunstwerk” , do compositor Wagner, tem como objetivo unir as diversas formas de expressão artística em um espetáculo, tornando a experiência a mais sensorial possível. E foi com base nesta ideia que a designer francesa, Matali Crasset, desenvolveu a instalação “le blobterre de matali”, uma espécie de jardim artificial pronto para ser explorado à exaustão pelo público mais sincero e curioso das artes plásticas, o infantil.

A designer criou um planeta ficcional, blobterre, e que tem seus próprios cheiros, sons, flora e habitantes, que no caso são as crianças. E a intenção é oferecer uma aventura em outra dimensão, seja uma manhã, tarde ou qualquer outra definição de período, usada por nós “terráqueos” para determinar espaços de tempo.

Com a ajuda de parceiros de outras épocas, Matali aproveita a tecidos e tapeçaria para desenhar uma instalação altamente interativa, com direito até mesmo a uma fogueira “virtual”, criada pelo efeito de luzes neon e estrutura de metal.

A instalação está montada no Centro Georges Pompidou, em Paris, um dos complexos artísticos mais visitados da França e conhecido por privilegiar a exposição de modernas, de artistas inovadores e descolados.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário