Num claro sinal do agravamento da crise econômica internacional, os consumidores da Europa, Japão e EUA estão comprando menos televisores. Enquanto o consumo cresce em regiões como América Latina e até África, nos maiores mercados do mundo (com exceção da China) a situação é de desaquecimento.
Pelo menos, é o que revela a mais recente pesquisa da empresa americana DisplaySearch, especializada em análises desse tipo. O estudo Quarterly Advanced Global TV Shipment and Forecast Report, divulgado esta semana, mostra que a indústria de TVs começa a enfrentar problemas. Para este ano, a estimativa é de que os fabricantes irão vender exatamente a mesma quantidade de aparelhos do ano passado: 248 milhões de unidades. Ou seja, crescimento zero. O cálculo se baseia nos pedidos já recebidos pela indústria e também na queda da produção de componentes no trimestre passado, que se reflete na produção mais baixa nos três meses que encerram o ano.
"A demanda na Europa e na América do Norte ficou bem abaixo do esperado", comentou Paul Gagnon, diretor da DisplaySearch. "Os problemas econômicos estão deixando os consumidores mais cautelosos. Os países emergentes continuam crescendo, mas não a ponto de compensar essas perdas".
Segundo ele, o único aspecto positivo da pesquisa é que os TVs com backlight de led mantêm a curva de crescimento: este ano, serão vendidos 6% mais aparelhos desse tipo do que em 2010, e para 2012 é esperada uma expansão de 9%. Isso, porém, não se reflete no faturamento dos fabricantes, que estão baixando os preços para atrair o consumidor.
Fonte: HT Online
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