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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Maquiagem pode melhorar a reputação profissional

Pesquisa aponta que mulheres maquiadas são consideradas mais competentes. Confira as dicas para acertar no dia a dia

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Uma maquiagem bem feita pode beneficiar não só a autoestima de uma mulher. Segundo uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Boston, profissionais adeptas do batom e da sombra transmitem mais competência que as de cara lavada. Um look bem feito aumenta também a confiabilidade da profissional.

O estudo, encomendado pela empresa Procter & Gamble – que vende cosméticos de marcas como Covergirl e Dolce & Gabbana -, analisou fotos de 25 mulheres com três opções de maquiagem: "natural", "profissional" e "glamurosa". Elas foram consideradas mais competetentes nas imagens em que estavam com olhos mais marcados e boca pintada. No total, 268 homens e mulheres compartilharam impressões sobre as fotos para chegar ao veredito.

Richard Russel, professor de psicologia da Gettyburg College, se diz surpreso com o resultado positivo do look mais glamuroso. "Se eu chamar a atenção para uma mulher muito competente como, digamos, Hillary Clinton, eu não acho que ela esteja usando um monte de maquiagem. Mas como ela está sempre em destaque, pelo que eu sei deve estar com bastante maquiagem sim”, afirma.

Mas a maquiagem mais pesada não é unânime entre os avaliadores. Segundo um dos pesquisadores, Professor Etcoff, o look faz a mulher ficar muito atraente em um primeiro impacto, mas quando as pessoas ficaram olhando para ela por mais tempo relataram uma confiança menor na profissional.

"Há momentos em que você quer dar um ar de poderosa: 'eu estou no comando aqui’. E as mulheres não devem ter medo de fazer isso. Outras vezes, você quer passar uma imagem mais equilibrada, um apelo mais colaborativo.", diz Sarah Vickery, uma das autoras da pesquisa. Ela sugere tons mais leves e sem brilho para o ambiente profissional.

Vaidade com cautela
Para garantir que a maquiagem ressalte a competência profissional é preciso bom senso na combinação - mesmo nas profissões que pedem um look mais carregado, como vendedoras e aeromoças. “É melhor evitar brilho e iluminadores, sombras muito chamativas, lápis e máscaras coloridas e batons escuros, tipo ameixa”, ensina Rosman Braz, beauty stylist do salão Marcos Proença.

O look sofisticado ainda é o mais recomendado para o ambiente corporativo: quanto mais “clean” o visual, melhor. “A pele deve estar no tom natural e com blush discreto. Ela pode fazer um olho levemente esfumado em tons de marrom ou bege, passar um delineador médio e evitar o lápis preto”, sugere o maquiador José Sarkis, do salão Vimax Beauty. Nos lábios também vale a simplicidade: “Um batom rosado ou um gloss e ela está pronta”.

Separamos dez dicas para acertar a maquiagem no trabalho. Confira:

- Evite sombras coloridas, cintilantes ou com brilho.

- Não exagere na combinação de cores. “Marrom com rosa claro fica legal, assim como grafite com lilás ou pêssego com verde musgo”, indica Rozman.

- Abuse da máscara de cílios preta para marcar o olhar. A transparente também é opção para uma produção mais leve.

- Prefira o lápis de olho marrom, que fica mais suave. “O preto pode escorrer e te dar uma olheira de brinde ao longo do dia”, explica Sarkis.

- Cuidado com o bronze! Não adianta ficar com o rosto diferente da cor natural do colo.

- O delineador é aceitável se o traço for fino, nada de estilo roqueira.

- Blush rosinha ou alaranjado combinam mais com o ambiente corporativo. Aplique em movimentos circulares e não deixe marcado.

- Batons rosa, nude e vermelho em tom fechado fazem sucesso. “Não use cores exóticas na boca. Roxo ou amarelo nem pensar”, diz Sarkis.

- Deixe a pele leve e uniforme. Excesso de base ou pó deixa o visual artificial.

- Não combine a maquiagem com a cor da roupa. ”Claro que tem que levar a roupa em consideração, mas a mulher não precisa sair toda de azul porque é a cor da blusa”, diz Sarkis.

Fonte: IG

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