Header

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Todos podem criar um novo Angry Birds, diz gerente da Rovio

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/301/401/img.terra.com.br/i/2011/07/13/1952023-1005-th.jpg

O gerente de Produto e Desenvolvimento de Negócios da Rovio, empresa criadora do Angry Birds, Julien Fourgeaud, foi o destaque da Campus Party Espanha, que acontece em Valência e reuniu mais de 6,5 mil campuseiros. Segundo o jornal espanhol El País, a organização teve que acomodar mais cadeiras para que todos os interessados pudessem acompanhar a palestra Como ser o próximo Angry Birds?, mas, mesmo assim, muita gente teve que sentar no chão.

Alguns desenvolvedores e muitos fãs do jogo de sucesso, que teve mais de 12 milhões de downloads na App Store no ano passado, queriam entender como fazer negócios a partir de aplicativos de entretenimento. Fourgeaud entusiasmou os campuseiros e afirmou que todos podem criar o próximo Angry Birds. Deu dicas: trabalhar duro, se divertir e estar ligado no que o público gosta são as chaves para triunfar nesse mercado. "Quando estudava, tinha 30 horas de programação e duas de marketing, que ninguém gostava, mas eu dizia: 'por que fazer algo que você não pode vender?'", afirmou.

O desenvolvedor contou como surgiu o jogo, em uma versão nórdica da Campus Party, a Assembly. Ele e mais dois amigos criaram o aplicativo para celular como parte de um concurso e levaram o prêmio. Os três desenvolvedores foram aconselhados pelo júri a transformar o aplicativo em negócio, já que na época, 2003, não havia nada parecido com isso, e fundaram a Rovio, empresa que já lançou 51 jogos. Fourgeaud contou também como fez para colocar o jogo na App Store americana. Segundo o El País, a Rovio não conseguiu disponibilizar o aplicativo na loja da Apple na primeira tentativa, e acabou apostando em outros países, como Suíça, Finlândia e Grécia, chamando a atenção da Apple para o jogo e entrando na Apple Store dos Estados Unidos. O resultado: hoje o Angry Birds está disponível para download em 79 países, além da versão para navegadores.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário