Header

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Participação de homens na Wikipedia é maior do que mulheres

Público feminino edita menos artigos na Wikipedia, o que causa diferença no conteúdo de interesse das mulheres e dos homens

http://olhardigital.uol.com.br/uploads/acervo_imagens/2011/01/20110105084323.jpg

A maior parte dos artigos da Wikipedia é escrita e editada por homens, de acordo com um estudo da Universidade de Minnesota, informa o TGDaily.

Segundo o estudo, apenas 16% dos novos editores que entram no site são mulheres, e essas mulheres editam apenas 9% das páginas.

Segundo um dos pesquisadores, a pouca participação das mulheres nos artigos pode levar a uma deficiência na cobertura da Wikipedia de tópicos de interesse particular do público feminino. Em janeiro de 2011, o New York Times publicou um artigo que dizia que os textos da série Sex and the City, por exemplo, era muito menos completo do que o da série The Sopranos.

Os artigos editados por mulheres tendem a ser de assuntos mais controversos. As mulheres tendem a ter suas contribuições modificadas por outros editores, e costumam ser mais bloqueadas do que homens.

Os pesquisadores se disseram surpresos com o resultado. "Nós esperávamos ver que mulheres evitam conflitos, mas acabamos encontrando exatamente o oposto", afirmou o professor John Riedl.

O estudo pesquisou o gênero de mais de 100 mil editores da Wikipedia entre 2005 e 2011.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário