Header

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Campanha alerta para o alto consumo de sal dos brasileiros

Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) apóia Campanha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde.

http://portal.belezarevelada.com.br/wp-content/uploads/2011/07/sal.jpg

O brasileiro consome o dobro de sódio recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até cinco gramas diárias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde lançaram a campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece!”, que busca reduzir o consumo de sal do brasileiro. A proposta tem o total apoio da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que se envolveu nas discussões junto com representantes de entidades de Defesa do Consumidor, representantes das Sociedades Brasileiras de Cardiologia e Nefrologia, representantes das Indústrias Alimentícias, representantes da ANVISA, e do Ministério da Agricultura e Pecuária, entre outros.

Para a SBH, todo o esforço de conscientizar a população sobre os problemas causados à saúde pela ingestão excessiva de sal é bem vindo. De acordo com a ANVISA, estima-se que o brasileiro consuma hoje, em média, cerca de 12 gramas de sal por dia.

Segundo, a médica Dra. Frida Plavnik, responsável pela comunicação da Sociedade Brasileira de Hipertensão, “existe uma cultura vigente em que as pessoas olham as calorias ingeridas, mas não se preocupam com os malefícios do sal. O consumo elevado de sódio na dieta tem sido correlacionado como uma das causas da hipertensão arterial na população. Da mesma forma, que a população aprendeu a olhar para a quantidade de colesterol, colesterol trans e a data de validade, que são igualmente importantes, agora a ida ao supermercado fará com que olhemos também para a quantidade de sal nos alimentos. Essas medidas são sinônimo de saúde a longo prazo e devemos incorporá-las ao nosso cotidiano.”

Para se ter uma idéia, o consumo de um Big Mac, batatas fritas grandes, refrigerante de 700 ml e um sundae de chocolate, representa 78% da necessidade diária de sódio. Mesmo refeições destinadas às crianças, como o Mc Lanche Feliz, com 4 nuggest, molho de churrasco, batata pequena e refrigerante 300 ml, tem quase 1.000 mg de sódio, enquanto o valor diário de referência sugerido pela Anvisa é 2.400 mg para um adulto.

Outros alimentos que fazem parte do consumo dos brasileiros também apresentam altas taxas de sódio. Um pacote de 100gr de pão de queijo possui 773 mg de sódio, uma porção de 100 gr de macarrão instantâneo possui 1,516 mg e um pacote de batata chips industrializada (100gr) tem 607 mg.

Além disso, poucas pessoas se atentam ao fato de que doces também possuem sódio em sua fórmula. Um sundae de chocolate tem em torno de 336 mg, e um pacote de bolachas recheadas de chocolate tem 240 mg. As bebidas adoçadas com açúcar apresentaram uma média de 13mg e as bebidas com adoçantes artificiais, uma média de 39mg. Portanto, os refrigerantes adoçados artificialmente fornecem cerca de duas vezes o teor de sódio das bebidas adoçadas com açúcar.

No restaurante japonês, cada vez mais comum na preferência dos brasileiros, a atenção fica por conta do Shoyo. 100 ml do tempero, equivale a 5.024 mg de sódio, portanto, vale economizar na dosagem, ou pedir pela versão Light, que possui teor de sódio reduzido.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão mantém ainda suas páginas nas redes sociais, no Twitter (http://twitter.com/menospressao) e no Facebook (http://www.facebook.com/menospressao) com dicas e orientações para uma vida mais sadável, onde também dá dicas de como reduzir o sal, como por exemplo, retirar o saleiro da mesa.

Tabelas

Mc Lanche sódio (mg) vdr
Valor Diário de Referência 2400 mg
batata grande 442 18


big mac 960 40


coca-cola (700ml) 59 6


Sundae Chocolate 336 14


Total 1797 78








Mc Lanche Feliz


McNuggest 456 19


Molho Barbecue 237 10


coca-cola (300ml) 13 1


Batata pequena 221 9


Total 927 39








Alto teor sódio (100 gr)



Macarrão instantâneo 1516



Queijo parmesão 1844



Shoyo 5024



Médio teor sódio (100gr)



Batata chips industrializada 607



Biscoito Maisena 352



Biscoito recheado com chocolate 239



Biscoito recheado com morango 230



Biscoito tipo Cream Craker 854



Coxinha de frango frita 532



Ervilha enlatada 372



Extrato de tomate 498



Palmito em conserva 514



Pão de queijo 773

Fonte: Portal Beleza Revelada

Nenhum comentário:

Postar um comentário