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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

H-57: Minimalismo histórico

O H-57 é um estúdio de design e agência de publicidade da Itália que já fez trabalhos para clientes como Smirnoff, Hummer, Vodafone e até o jornal esportivo Gazeta Dello Sport. Mas um dos projetos mais interessantes do grupo, formado por 3 profissionais rodados no mercado italiano, não foi feito para nenhuma empresa. É a série de pôsteres minimalistas contando a vida de alguns dos nomes que mudaram a história do mundo. Em poucas imagens simplificadas, entendemos a ascensão e a derrocada de alguns e a glória de outros.

Gostou da idéia? Confira as imagens abaixo:

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Fonte: ZUPI

Fãs controlarão os novos shows no Noisey.com

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Intel e Dell apresentam o Special Engagements, uma nova série global de shows em que os fãs controlam o espetáculo. Trata-se de uma série mensal em que a experiência é impulsionada pela tecnologia e onde os fãs vão poder interagir com os artistas antes e durante o show. Juntos eles produzirão um evento único que será transmitido ao vivo para o mundo todo.

Special Engagements vai levar entusiastas da música a sete locações globais inesperadas para eventos únicos, apresentando artistas conhecidos do mundo todo. A série tem início no dia 20 de agosto, sábado, em Austin, Texas, no famoso Lustre Pearl com a sensação pop do Brooklyn Theophilus London e com Telli do Ninjasonik como anfitrião. Na sequência desse Special Engagementinaugural, a série viaja para o Reino Unido, Alemanha, China, Brasil e França antes de retornar aos EUA.

Essa nova iniciativa da Intel e da Dell visa aproximar público e bandas em uma série de experiências inéditas. Os artistas convidarão os fãs para comandar diversos aspectos do show, do set list ao figurino, da iluminação ao design de palco. Através da interação via feeds nas mídias sociais, o público vai deixar de ser um mero espectador e vai poder dirigir o show enquanto o assiste.

Remix exclusivo

No primeiro show da série, os fãs vão determinar qual remix exclusivo Theophilus London vai estrear durante seu set, enviar interpretações visuais de seu álbum para acompanhar o show, compartilhar opiniões e até decidir que camisa ele usará no palco. Antes do evento de estreia em Austin, os fãs vão determinar aspectos da apresentação através do Twitter e Facebook.

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Cada Special Engagement terá um anfitrião convidado que servirá como ponte entre os artistas e seus fãs. Para o lançamento em Austin, o colaborador de Theophilus London, Telli do Ninjasonik usará um notebook Dell XPS de alta performance com tecnologia de processadores Intel® Core™ de segunda geração para se comunicar com o artista e o público. A Intel e a Dell possibilitarão essa interação fornecendo tecnologia e conhecimento in loco.

Animação total

Os fãs podem acessar www.noisey.com/SpecialEngagements para saber mais sobre como participar. Uma versão editada do Special Engagements vai ao ar no Noisey.com após cada evento.

Theophilus London, o artista que dá início a serie, declarou: “Estou muito empolgado em trabalhar com o Noisey nessa série de eventos. Alguns amigos meus também vão participar e estou preparando várias surpresas, não só para os fãs que estarão presentes no show em Austin, mas para todo mundo que estiver acompanhando a transmissão ao vivo online.”

“Estamos muito animados com o fato de a plataforma Noisey convidar o público para participar de forma mais ativa de shows de artistas em todo o mundo”, disse Valerie Wilkinson, diretora, OEM Co-Marketing da Intel. “A série Special Engagements é mais uma inovação que a Intel, a Dell e a VICE estão levando para a cena musical através de uma tecnologia que é ao mesmo tempo única e cativante”, completa.

Eddy Moretti, Diretor Criativo da VICE comenta: “A música ao vivo é mágica. Esses artistas que colocam seus corações no trabalho são pessoas mágicas e muito, muito especiais. É por isso que nós na Dell, Intel e VICE criamos o Noisey e essa série de shows revolucionários, Special Engagements. Queremos aproximar as pessoas da experiência musical ao vivo. Vida longa ao rock and roll e a todos os outros gêneros!”.

Revelando talentos

O Noisey.com, uma nova plataforma de descoberta musical da VICE e dos parceiros fundadores Intel e Dell, tem como objetivo revelar as melhores bandas e cenas musicais locais do mundo todo, dando ao público uma visão sem precedentes das bandas dentro e fora dos palcos. A série Special Engagements avança nesse objetivo, capturando a completa experiência da música ao vivo tanto online quanto offline, e unindo fãs ao redor do mundo para comandar o espetáculo.

O Noisey.com foi lançado em março de 2011 no SXSW. O site já fez o perfil de mais de 100 bandas provenientes de 10 países em mais de 450 episódios originais. Cada mini-documentário possui cinco partes. A primeira delas introduz a banda e a cena musical local, e as quatro partes seguintes mostram cenas ininterruptas do show.

Fonte: Portal da Beleza Revelada

Lingerie para crianças gera polêmica

Você já ouviu falar em "loungerie"? É um misto de "roupa de baixo" e "roupa pra ficar em casa" (algo parecido com a proposta da Puket, por exemplo). Pois na França existe uma rede especializada neste tipo de roupa para crianças, chamada Jours Après Lunes. Em uma atitude ousada, a rede está apresentando sua nova coleção com fotos polêmicas, em que as crianças são apresentadas como "mini-adultos":

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A campanha foi muito criticada por exagerar na sensualidade e na "adultização" das crianças, não somente pelas poses mas também pelas maquiagens e penteados.

Mas esse não é um caso isolado. A foto abaixo é da "modelo" Thylane Lena-Rose Blondeau, de apenas 10 anos de idade, que está fazendo sucesso no mundo fashion.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSNnEF-eoRH2D9phTFsp4Q0dPFSz9wnFx0elt0NV892O7J1k4XCBLVcmQnw4W7GadQ1aap4cC-I1mWccySHH0tFVaG33p_iqWx92boANXYdhDjXMX2H5YnrToJeDGew1ETUpaAR-kbJvY/s320/5menina.jpg

O fato é que as crianças estão "amadurecendo" cada vez mais rápido, e querendo virar adultas cada vez mais cedo. Ao mesmo tempo, os pais querem garantir que seus filhos aproveitem bem a sua infância e que não caiam nessa "roubada" de desperdiçar a fase mais gostosa da vida.

Fonte: Mundo do Marketing

Um livro sobre o Game Boy

Sergio Ingravalle é um designer gráfico da Alemanha responsável pelo projeto editorial Fremddesign. Desde 2006 na ativa, ele também é o autor de um dos livros mais legais dos últimos anos, o Pixel Galaxy.

Trata-se de uma compilação de dados e imagens sobre o Nintendo Game Boy e seus gráficos clássicos, conhecidos pelo aspecto pixelado. O livro explica o segredo do sucesso do console de bolso, analisa seus principais jogos e passeia por representações clássicas que povoaram o imaginário infantil durante a década de 90.

Páginas inteiras são dedicadas a figuras nostálgicas de games como Zelda, Megaman, Castelvania e Street Fighter. Outro mimo é a própria capa do volume, que remete ao próprio Game Boy, com os botões e a tela do joguinho. O único problema é que o Pixel Galaxy é todo escrito em alemão, o que dificulta as coisas para quem não domina a língua germânica.

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Fonte: ZUPI

DC Shoes – Gymkhana 4



There is some seriously insane driving going on in this DC short. They have surely become more than just a little shoe company from the 90′s. Definitely fun to watch.

Fonte: Blog Studio

Embalagens diferentes de Duracell

Um projeto promocional muito bacana feito por Spencer Bigum para a Duracell. Nela eles usam robôs, droids, androides e outras referências da ficção científica, que supostamente poderiam usar pilhas alcalinas, e montaram as caixinhas. A embalagem é 100% reciclada e usa a parte interna da embalagem original, tipo do avesso. Ficou muito bacana, confiram abaixo:

Habib´s e Ragazzo terão Kit Lanterna Verde

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As redes Habib´s e Ragazzo vão aumentar a tropa de Lanternas Verdes para manter a ordem intergaláctica. Durante os meses de agosto e setembro, o kit infantil, de ambas as redes, (duas Bib´sfihas, um suco e uma batata frita, no Habib´s; e dois Ragazzones, um suco e uma batata frita, no Ragazzo) trará diferentes surpresas relacionadas ao filme, que estreia hoje, 19/08, nos cinemas de todo o País. São dois tipos de copos, além de dois modelos de relógios que vão dar poderes à imaginação da garotada.

Em um dos copos – produzido em acrílico verde – os olhos do super-herói brilham no escuro. O outro modelo revela o símbolo da irmandade de guerreiros quando em contato com qualquer líquido gelado. Os relógios digitais – com pulseiras nas cores verde ou rosa – trazem um mini projetor que destaca o símbolo dos Lanternas Verdes.

Para reforçar a promoção, o Habib´s lançou mão de campanha para TV e material de ponto de venda. O comercial, de 15 segundos, produzido pela agência Z+, mescla cenas do filme original com os produtos que compõem o Kit infantil. Com a assinatura ‘Lanterna Verde. A aventura começa no Habib´s’, a campanha nacional estreou essa semana – em TV fechada – nos canais Nickelodeon, Cartoon Network e Disney-XD, e segue até o final do mês de setembro.

Todo o material de ponto de venda, das lojas Habib´s e Ragazzo, que inclui tela de menu digital, banner de drive, móbile, lâmina de acrílico, totem, display de guardanapeira, display de balcão e a caixinha do kit, além do hotsite(www.kithabibs.com.br / www.kitragazzo.com.br), foi desenvolvido pela PPM – Propaganda, Promoção e Marketing, house agency do Grupo.

Fone: Portal Beleza Revelada

Neoconsumidor está mais racional para comprar

96% dos internautas brasileiros adquirem produtos pela internet, aponta estudo da Gouvêa de Souza

O Neoconsumidor está mais digital, mais global e mais multicanal. O conceito de novo consumidor trazido para o Brasil em 2009 pela GS&MD Gouvêa de Souza como tendência se consolidou e mostra um ingrediente a mais agora em 2011. O perfil de quem consome hoje pela internet é o de pessoas que racionalizam o processo de compra. Elas estão de olho, sobretudo, no preço, aponta a segunda onda da pesquisa realizada pela consultoria.

De acordo com o estudo feito com 700 pessoas no Brasil e outras 10.500 no mundo em parceria com o Ebeltoft Group, que será apresentado no DIGITAILING – 1º Fórum Internacional de Varejo Digital, no próximo dia 23, 96% dos internautas brasileiros já realizaram compras pela internet, ante uma média mundial de 90%, incluindo países como Estados Unidos, Inglaterra e França. Além de comprar em lojas virtuais com operação local, 45% dos usuários no país já adquiriram roupas, eletroeletrônicos e perfumes em outros países.

Maior velocidade de conexão – embora o Brasil tenha 1,9 mega de velocidade média diante de 93 do Japão –, mais informações, variedade e opções de compra, maior integração de canais e a mobilidade forjam o cenário para um neoconsumidor elevado ao cubo, novo conceito defendido pela Gouvêa de Souza. “Essas características sugerem que o consumidor está mais racional ao fazer uma compra”, afirma Luis Goes, coordenador do estudo.

Classe C tem comportamento único
Embora haja maior opção de canais de venda, o Brasil ainda tem muito a caminhar na questão multicanal. A maioria dos internautas brasileiros (84%) faz pesquisa online - 81% utilizam sites de comparação de preço - e compra na loja física, enquanto 64% compram pela web e recebem em casa. Globalmente, 52% deles são homens, 88% têm entre 19 e 54 anos, 61% são da Classe B e 23% da Classe C.

No Brasil, a Classe C tem um perfil particular. Trinta e sete por cento são mais assertivos na compra pela internet, enquanto a média é de 29% no país e 23% no mundo. “Isso quer dizer que essas pessoas sabem o que querem e onde vão comprar”, analisa Goes. “Isso acontece também porque elas não podem errar na escolha”, completa o sócio-diretor da Gouvêa de Souza.

Entre os 4% dos internautas que não compram pelos meios digitais, 59% dizem preferir tocar o produto. “Uma boa ferramenta para minimizar este problema é usar realidade aumentada”, sugere Goes. Para 41% das pessoas, o receio de não receber o que comprou é um ponto negativo. “Esse índice ainda é alto porque teve gente que comprou no Natal e só recebeu em fevereiro”, lembra. Há ainda quem tenha medo de perder dinheiro, com 48% das pessoas que não querem passar informações bancárias.

Compra de tudo pela internet
A pesquisa traz números que indicam o aumento de compras de itens não tradicionais pela internet. Em 2009, 28% dos neoconsumidores compravam alimentos online. Este ano, o índice subiu para 34%. Vestuário, calçados e acessórios também apresentaram crescimento. Ainda que pese a disparidade de tamanhos e medidas, 43% das pessoas adquiriram roupas e calçados em 2011, contra 22% há três anos. No setor de cosméticos, 51% dos brasileiros passaram a comprar pela web em 2011, contra 29% em 2009. O campeão de vendas são os eletrônicos, comprados online por 76% este ano, ante 56% na primeira onda da pesquisa.

Quando o assunto é mobilidade, o Brasil ainda não está familiarizado com a compra mobile, embora 35% dos entrevistados acreditem que o pagamento móvel é o futuro. A barreira para a transação pelo celular, no entanto, pode ser transposta em pouco tempo, uma vez que 49% das pessoas conectadas acessam a internet pelo celular. O que já entrou para o dia a dia dos consumidores online no país é o fenômeno das compras coletivas.

Metade dos brasileiros entrevistados pela pesquisa (51%) já utilizaram a compra coletiva, enquanto apenas 1% não conhece o modelo. Dos que ainda não compraram cupons, 90% pretendem adquirir. Bem menos que a pretensão de compra de 65% em outros países. “Isso tem muito menos a ver com dinheiro do que com cultura”, pondera Goes. “No Brasil, priorizamos o coletivismo, enquanto em outros países o que impera é o individualismo”. Que o digam as redes sociais, onde o Brasil é um dos campeões de acesso.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasileiros compram mais alimentos pela internet

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O número de internautas que compra produtos alimentícios no comércio virtual subiu de 29% em 2009 para 34% em 2011. Enquanto isso, os consumidores que adquirem alimentos em lojas físicas caíram de 97% para 92% no mesmo período. Os dados são de uma pesquisa das consultorias GS&MD e Ebeltof divulgada ontem, 18/08.

O estudo também revela que os brasileiros estão cada vez mais globalizados. Quase 50% dos internautas fizeram compras em outros mercados. O percentual é superior ao dos americanos (40%) e turcos (32%), mas ainda é inferior ao dos canadenses (81%), ingleses (60%) e chilenos (51%).

Segundo Luiz Goes, sócio da GS&MD, esses resultados mostram que a economia brasileira está garantindo mais força ao consumidor emergente dentro do mercado digital.

Eletrônicos
Na categoria de eletrônicos, as lojas físicas também tiveram redução na frequência de compras. O índice foi de 94% para 88% em três anos, enquanto as lojas virtuais cresceram de 56% para 76% no mesmo período.

Até os vestuários, cuja venda ainda é um desafio para o comércio on-line, conseguiram ter maior crescimento na internet (de 22% para 43%) do que nas lojas físicas (98% para 93%).

Compras coletivas
O brasileiro também se destaca quando o assunto são novas formas de comprar. A intenção de utilizar sites de compras coletivas no País é de 90%, enquanto em outros mercados fica em 65%. “Percebemos que em certos países é uma questão cultural. Na Inglaterra, só 19% das pessoas pretendem testar este instrumento de compra”, diz Goes.

Fonte: SM

Twimal é um gadget que lê, em voz alta, os tweets da sua timeline

Boneco japonês de olhos gigantes lê, em tempo real, o que está acontecendo no Twitter

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Nem todo mundo tem tempo para ler todos os tweets e, pensando nisso, a fabricante de brinquedos japonesa Takara Tomy criou um brinquedo fofinho que lê para você o que está acontecendo na sua timeline.

O Twimal (Twitter + Animal) é um bichinho fofinho com olhos gigantes que pode ser ligado via USB para ler tweets em voz alta e em tempo real.

Por enquanto ele está à venda apenas no Japão e pode ler apenas mensagens em japonês. Mas você já pode ver como ele funciona no vídeo abaixo:



Metal bordado

Um trabalho realmente impressionante da artista Severija Incirauskaite-Kriauneviciene, que utiliza peças de metal para personalizar com seus bordados. A intervenção dela é algo bem bacana, usando a forma e o objeto dentro do conceito do bordado, que é previamente perfurado. Confiram nas imagens:

Design Watch: Helmut Palla

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Helmut Palla blurs the lines between innovative furniture and art with his chair sculptures. Some of these objects look like you could sit on them but why would you when you could sit on the floor and stare at them instead?

Coca-Cola, Google e Apple são as mais presentes na internet

Empresas lideram o ranking da E-Consulting que mede o nível de interatividade na web

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Coca-Cola, Google, Apple, Fiat e Natura são as empresas que mais interagem com os brasileiros na internet. É o que indica o Ranking de Presença Online, realizado pela E-Consulting em parceria com o TechLab, do Grupo ECC, que mapeou a atuação de 121 das maiores companhias do país em sites como Google, Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, LinkedIn e ReclameAqui.

Aparecem ainda na lista, em ordem decrescente, Ford, Volkswagen, Nokia, TV Record, IBM, Petrobras, Microsoft, Toyota, Motorola e Tam. Para conquistarem as principais colocações, as companhias têm um ponto em comum: souberam aproveitar os recursos oferecidos pela web e não pouparam esforços para utilizar os canais da maneira mais eficiente.

“Provavelmente, as empresas que lideram a lista têm serviços que são objeto de interesse de compartilhamento, marcas ou produtos envolvidos em temas atrativos, como sustentabilidade, música ou religião. Historicamente, algumas também têm uma comunidade de pessoas acostumadas a interagir, como é o caso da Coca-Cola”, explica Daniel Domeneghetti, Sócio-Fundador da E-Consulting e coordenador do estudo, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Não basta ser gratuito
O levantamento realizado no primeiro trimestre de 2011 teve como objetivo avaliar a presença, capilaridade, atuação e reputação das empresas, descartando canais próprios. A ideia era deixar de lado a informação primária, feita em canais oficiais e avaliar apenas a repercussão a partir da interação dos usuários. Para isso, todos os ambientes proprietários e não-colaborativos foram desconsiderados.

“Foi observada a multicanalidade não-proprietária das companhias. Muitas empresas com alta insidência na web ficaram de fora por não serem comentadas pelos internautas. O estudo também não levou em consideração se a presença era positiva ou negativa”, conta Domeneghetti.

Para as companhias que desejam seguir os passos de ícones como Coca-Cola, Google e Apple e estar presentes no ambiente online de forma relevante, há alguns pontos a serem considerados. Ainda que plataformas como as redes sociais sejam gratuitas, é necessário um investimento em projetos, equipes e infraestrutura para que os objetivos sejam alcançados.

Cuidado com o excesso de canais
Conhecer a fundo os consumidores também é importante para que as ações sejam efetivas. Não adianta achar que o público é homogêneo e se comporta de maneira semelhante. As iniciativas das empresas devem ser adequadas aos diferentes perfis de internautas. A aproximação exige ainda que as companhias assumam suas causas e mostrem sua “cara”. Para isso, nada melhor do que compartilhar conteúdo relevante, capaz de conectar a empresa aos stakeholders.

O ponto fundamental, no entanto, é ter a certeza de que – querendo ou não – as pessoas estão falando sobre as empresas na internet. Não adianta ignorar ou, muito menos, querer controlar e censurar os internautas. Por outro lado, apelar para todos os canais possíveis pode ser um tiro no pé.

“Há dois grandes erros das empresas. Um deles é o excesso de canais. A escolha de canais tem que ter finalidades claras. Outra falha comum é a incapacidade de compreender o público, fazendo com que os consumidores ignorem ou, pior, rejeitem a empresa. As companhias devem acessar os consumidores pelo melhor canal, com a melhor mensagem e no melhor momento”, diz o coordenador do ranking da E-Consulting.

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Fonte: Mundo do Marketing

Disney Plans Prom Dresses

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Disney Consumer Products has entered a second collaboration with gown manufacturer Alfred Angelo to produce a prom collection, Disney Royal Ball by Alfred Angelo.

The dresses will hit stores in December. Buyers will be able to preview the entire collection at the August Atlanta Apparel Fashion Show Aug. 18-22.

The collection features ball gowns inspired by Disney Princess characters Ariel, Belle, Cinderella, Jasmine, Rapunzel, Sleeping Beauty (Aurora), Snow White and Tiana, available in 24 styles and several colors.

"Today's teens grew up with Disney fairytales, they have fun memories of Disney Princess characters, and they're also exploring their sense style," says Robert Oberschelp, director of Disney Collections at Disney Consumer Products. "With the Disney Royal Ball collection we've set out to create a line of prom dresses that is versatile, glamorous and brings a little bit of that Disney magic to their special day."

Fonte: License Mag

Mouse e Mousepad Porsche

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A Porsche anunciou um conjunto mouse e mousepad com design diferenciado, desenhado especialmente para os fãs da tradicional marca alemã.

O Porsche Computer Mouse tem design inspirado no famoso carro Porsche 911 com sensor 2.000 dpi, conexão sem-fio 2.4 GHz e roda de rolagem (scroll wheel) feita de alumínio. O mouse está disponível em três cores diferentes e custa £60 na Porsche Design.

O Mousepad Porsche tem formato do clássico escudo com nome Porsche em relevo e é feito do mesmo couro utilizado nos bancos dos carros Porsche. Também custa £60 na Porsche Design.

Fonte: Digital Drops

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Marcas próprias já representam 4,6% das vendas do varejo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8LaIX3bYMLRAx9ypbE7z3Ma0o9qL0dJ1IHbcknrHYTXiULpfIHHxrzoFEqVpQgN9RCKuoc8AbiK5r-bm68ruU0jXPBQ-6S_nJva_HIvutw0-84IgVq-XQ4e-_Z6GsDLn6lVlzD6lJH8U/s1600/Marcas+pr%25C3%25B3prias+crescem+21%2525+no+brasil.png

O dado é de uma pesquisa da Nielsen sobre o varejo mundial. O período avaliado vai de janeiro a abril deste ano. A comparação é com o mesmo período de 2010.

Ainda segundo o estudo o que também subiu foi o faturamento do setor com os produtos de marcas próprias. A alta chegou a 14,7%, entre janeiro e abril deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

O melhor desempenho dos últimos três anos foi em 2008, quando o share em valor das marcas próprias ficou em 5,1%.

A pesquisa foi realizada junto às cadeias colaboradoras da Nielsen, que inclui auto serviço.

Fonte: SM