Header

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Volvo e Sadia desenvolvem Vanderléia frigorífica para otimizar capacidade de carga


Para aumentar a capacidade de carga das composições rodoviárias que transportam produtos frigorificados, a Volvo do Brasil, a Sadia e fabricantes de implementos desenvolveram o projeto “Vanderléia frigorífica”.

A nova composição de seis eixos nasceu da necessidade de adaptação da frota da Sadia aos novos limites das dimensões e pesos definidos por resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito em 2007.

Com soluções criativas de engenharia, uso de materiais mais leves, o desenvolvimento de um chassi mais curto e a adequação da transmissão, a nova composição tem capacidade para transportar até 30 paletes, de dois a quatro a mais que as congêneres substituídas, ou 33,5 toneladas, cinco a mais do que uma composição frigorífica convencional.

“Também resolvemos o problema de veículos que poderiam ultrapassar o peso permitido pela legislação. E, ainda, diminuímos o número de composições rodando, aumentando a capacidade individual de transporte”, declara Luciano Farago, engenheiro do Centro de Inovação e Excelência Logística da Sadia.

De acordo com Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil, a solução Volvo possibilitou otimizar parte da frota da Sadia para atender à mesma demanda de transporte da empresa. Para conseguir esta otimização, os engenheiros trabalharam diminuindo o entre-eixos (a distância entre o eixo dianteiro e o eixo de tração) do cavalo mecânico, passando dos usuais 3,5 ou 3,7 metros para um entre-eixos de 3 metros.

“Com um entre-eixos menor, conseguimos a correta distribuição de cargas do caminhão conectado ao baú frigorificado de 15,5 metros, dentro dos atuais limites legais, o que permitiu aumentar o número de paletes que podem ser transportados”, Gasperin.

Segundo Rogério Kowalski, gerente de grandes frotas da Volvo, os transportadores Sadia já adquiriram 28 caminhões Volvo FH 6x2 com este entre-eixos que estão sendo atrelados em composições deste tipo. A meta é atingir 81 unidades com esta aplicação. Carretas “Vanderléia” são aquelas caracterizadas por terem seus três eixos espaçados, que permitem uma melhor distribuição de carga e capacidade maior para uma mesma composição.

Fonte: logweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário