Header

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

País tem nova unidade de produção de radiofármacos


Uma nova unidade para produção de radiofármacos - substâncias emissoras de radiação utilizadas na medicina para radioterapia - e exames de diagnóstico por imagem - foi inaugurada nesta sexta-feira (11), em Recife (PE). A Unidade de Produção de Radiofármacos (Upra), do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), produzirá o flúor-dexa-glicose (FDG), um radiofármaco utilizado em tomografias de emissão de pósitrons (PET), técnica com a qual é possível identificar tumores em estágio inicial e com uso também em outras áreas da medicina como cardiologia e neurologia.

Até então, apenas as unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e uma instituição privada em Brasília (DF) produziam o FDG. A Upra poderá fornecer o radiofármaco para mais de 20 tomógrafos, em um raio de 300 quilômetros. Em sua capacidade máxima, mais de 50 mil pacientes poderão ser atendidos por ano desde que novos hospitais adquiram o tomógrafo PET. Em Pernambuco, atualmente, apenas o Hospital Português já conta com o equipamento. De acordo com a capacidade de produção do cíclotron, um acelerador de particular carregadas, a Upra poderá atender ainda centros médicos de outros estados.

Cetene - O CRCN-NE é uma instituição vinculada ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). Fundado em 2005, foi a primeira unidade gestora do Ministério da Ciência e Tecnologia no Nordeste. A localização estratégica objetiva diminuiu a defasagem tecnológica existente em relação a outras regiões do país.

Projetado para ser um centro de pesquisas e desenvolvimento, o Cetene incrementa e introduz inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. O diferencial da instituição reside na promoção de cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina, tendo como parceiros universidades, institutos tecnológicos e de pesquisa, entidades governamentais, associações e indústrias.

Fonte: brasil.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário