Header

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Manifestantes saem às ruas no Dia Internacional de Ação Climática

PARIS, França (AFP) - Milhares de manifestantes saíram às ruas neste sábado de Sydney a Estocolmo, passando por Paris, Berlim e Madrid, para mobilizar a opinião pública mundial sobre o problema do aquecimento global, a cinco semanas da Conferência de Copenhague.

O Dia Internacional Contra a Mudança Climática começou em Sydney, no porto na praia de Bondi.

Os manifestantes exibiram faixas com o número "350", referência à concentração de CO2 na atmosfera: 350 partes por milhão (ppm), quantidade que alguns cientistas afirmam que não deve ser ultrapassada para evitar que o aquecimento global se torne incontrolável.
Em Madri, várias pessoas encenaram uma paródia contra as consequências catastróficas da mudança climática para o planeta.

No centro de Paris, 200 pessoas programaram os telefones celulares e despertadores para tocar às 12H18, em referência ao dia 18 de dezembro, data de encerramento da conferência sobre o clima que começará em Copenhague no dia 7 do mesmo mês.

O objetivo era "acordar" os políticos, a começar pelo presidente francês Nicolas Sarkozy.

A Conferência de Copenhague pretende estabelecer um novo tratado internacional sobre o clima para substituir o Protocolo de Kioto, que expira em 2012.

Mas o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, já advertiu que as negociações correm o risco de não terminar com um acordo internacional em Copenhague.

Em Estocolmo e Istambul também foram registradas manifestações. Em Berlim, os participantes usaram máscaras da chanceler Angela Merkel diante do Portão de Brandeburgo e uma faixa afirmava. "A hora do talvez sim, talvez não, acabou".

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário