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quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Apesar da crise, O Boticário cresce mais de 18% no 1º semestre, diz executivo

A rede de perfumaria O Boticário, que tem 2,7 mil lojas em todo o país, não sentiu os impactos da crise financeira e está otimista quanto ao resultado das vendas para este e o próximo ano, segundo informou Artur Grynbaum, presidente da companhia, nesta quinta-feira (16), em entrevista ao G1.
Veja abaixo entrevista de 30 minutos.



"No primeiro semestre o nosso setor cresceu 18% e O Boticário teve performance superior ao setor", disse. "Fecharemos bem 2009 [...] em decorrência das festividades do Natal e para 2010 esperamos continuar no mesmo ritmo."
"É o chamado 'efeito batom'. Na crise, as pessoas não querem mostrar que estão em crise e procuram nos produtos cosméticos uma maneira de realçar sua beleza", disse Grynbaum, explicando o fenômeno.

Investimentos
Os investimentos da rede vão alcancar a "casa dos R$ 170 milhões" neste ano, disse o executivo. "Estamos ampliando capacidade produtiva. [...] Mantivemos planos de investimentos porque temos visão de longo prazo. Crises obviamente fazem com que você possa repensar, mas não afetou [os nossos planos]".

Ainda segundo o executivo, o objetivo da companhia é reforçar a marca no Brasil, já que o país deve em breve tomar o segundo posição mundial em termos de volume de vendas de perfumes e cosméticos, superando o Japão e ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Segundo o executivo, graças à profissionalização das empresas nacionais, a participação dos perfumes importados no Brasil é hoje pequena. Influenciam neste fator o fator preço e também a dificuldade de distribuição em todo o território nacional. "Novas empresas vão continuar aparecendo, principalmente agora que o nosso mercado está se desenvolvendo", ressaltou.

No mercado internacional, onde a crise está sendo mais sentida, a rede vai apostar na manutenção das operações em andamento, informou Grynbaum. A empresa marca presença em 15 países, sendo as atuações mais significativas em Portugal, na Arábia Saudita e no Japão. Ao todo, O Boticário está presente em 1.000 pontos de venda no exterior.

Crescimento
Hoje, as 2,7 mil lojas de O Boticário no país representam a maior rede de revendas de perfumaria do mundo. "Hoje nós temos uma cobertura em 96% de municípios com 30 mil habitantes. Temos operações também em cidades com menos habitantes que têm uma característica específica da sua economia."

Como a cobertura é grande, existe até fila de interessados em abrir uma franquia. O executivo explica que os parceiros da companhia são constantemente avaliados. Caso se trate de uma relação de negócios positiva, os franqueados já existentes costumam ter preferência em planos de expansão em suas regiões.

Por conta do desempenho ascendente no primeiro semestre, não houve demissões, segundo o executivo. "Temos mais algumas vagas para o final do ano", disse. Além disso, para 2010, ele prevê aumentar o quadro. A rede possui hoje, entre funcionários diretos e indiretos, 14 mil funcionários.

O executivo afirmou também que, pelo menos por enquanto, O Boticário não tem a intenção de usar uma estratégia cada vez mais comum entre empresas que querem aumentar sua capacidade de investimento: o lançamento de ações em bolsa. "Apesar de acharmos um excelente instrumento, não temos no nosso plano a abertura de capital. Não nos atrai nesse momento", explicou.

Fonte: G1

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