Header

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Google Earth divulga mapa 3D das mudanças climáticas

A Google implementou recentemente em seu aplicativo Google Earth funcionalidades que permitem simular os efeitos das mudanças climáticas que devem afetar o nosso planeta até 2100. Segundo o The Sidney Morning Herald , as novas funcionalidades são um resultado da parceria entre a Google e o Governo Dinamarquês, que está à frente da convenção sobre mudanças climáticas das Nações Unidas, a COP 15 , que acontecerá em Copenhage em dezembro desse ano.

“Estamos lançando uma série de funcionalidades e guias para permitir [que as pessoas] conheçam os potenciais impactos das mudanças climáticas no nosso planeta e as soluções usadas para gerenciar essa questão”, afirmaram Benjamin Kott, representante de negócios ecológicos, e Jonas Vang, analista industrial, no blog oficial da Google.

Al Gore, ex-vice-presidente americano e celebridade do ativismo ambiental, discorre sobre a importância de acompanhar as mudanças ambientais em um video-tour , disponível em google.com/landing/cop15 . A demonstração simula os efeitos das emissões de CO2 na temperatura e níveis de precipitação do planeta, com impacto no nível dos oceanos, degelo das calotas polares e a escassez de água.

Além disso, de acordo com o site G Online a Google tem a intenção de disponibilizar também funcionalidades que destaquem o que as comunidades ao redor do planeta estão fazendo para se adaptar às novas condições climáticas e para reduzir o seu impacto ambiental.

A companhia acredita que ao possibilitar a visualização das mudanças climáticas em um mapa 3D pode contribuir para que as pessoas falem mais sobre o assunto. Juntamente com o novo lançamento, a Google também criou uma campanha no YouTube, no canal YouTube COP 15 ( youtube.com/user/Cop15 ), reunindo anúncios e mídia sobre questões ambientais, que podem ser usadas como pauta na COP 15.

Inicialmente apenas poderão ser visualizados os efeitos climáticos relativos à temperatura e precipitação, mas em breve outras opções, como acidez marinha, estarão disponíveis. Para visualizar o mapa 3D dos efeitos climáticos, basta ter instalada a última versão do Google Earth, disponível no site earth.google.com . É preciso também baixar e instalar no programa os cenários IPCC , que contém as simulações climáticas. O arquivo, em formato KMZ , está disponível pelo atalho tinyurl.com/ipcc-scenes .

Fonte: geek.com.br

Um comentário: