Header

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Cresce em importância a excelência no design de embalagens

Que ninguém se engane: à medida que a recessão continua os consumidores trocam compras usuais por produtos mais baratos. Pode-se deduzir isso, claramente, pelo crescimento de dois dígitos das lojas de desconto, que ganham participação de mercado de concorrentes com preço mais elevado. Da mesma forma, a pesquisa recentemente realizada pela Empathy Research demonstra que quatro em dez compradores trocaram marcas conhecidas por produtos de marca própria, mais baratos. E como o controle sobre os recursos financeiros continua preocupante, é tentador para todas as marcas reduzir preços para competir, mas esta é uma estratégia perigosa a seguir.
Para grandes marcas, entrar em uma guerra de preços é insustentável a longo prazo. Inicialmente, a empresa pode ter ganhos momentâneos, mas encontrará problemas importantes no decorrer do tempo. Primeiramente, os varejistas terão sempre mais poder que os fabricantes. O poder de compra garante-lhes a flexibilidade de colocar à venda produtos de marca própria, mais baratos que outras marcas: lutar contra esses produtos em preço é uma batalha praticamente perdida. Depois, se uma marca concorre apenas em preço, passa a ser só um produto de consumo. A falta de valor e diferenciação de marca não dá aos consumidores um motivo para escolher esse produto entre outros mais baratos.

Tudo isso significa que as marcas precisam se concentrar naquilo que as destaca no mercado. Vale lembrar que 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda.

A embalagem dá vida à marca. É uma das partes mais importantes do mix de mídia e oferece às marcas a oportunidade de adicionar detalhes à sua proposição de vendas, criar uma conexão com o consumidor e fazer com que as pessoas a comprem.

Sempre haverá pessoas que compram pelo preço, mas haverá um número significativo de consumidores que compram pela “personalidade” da marca, representada na sua embalagem.

Em tempos como estes muitos consumidores gostam de comprar na certeza e no desempenho das marcas que conhecem e confiam, em lugar de se arriscarem nos gastos. Com uma embalagem diferente, que transmite a mensagem da marca de “alimento saudável todos os dias”, uma empresa chega aos seus clientes e dá-lhes motivos para continuar comprando a sua marca.

Entretanto, a embalagem não pode ser analisada, separadamente. As marcas precisam fazer cada tostão do seu orçamento de marketing valer cada vez mais, ou seja, criar uma estratégia de comunicação unificada, que funcione em todos os elementos do mix de marketing. Juntos eles constroem um histórico de marca ainda mais persuasivo, que aproveita ao máximo o retorno do investimento.

Considerando-se que hoje em dia os clientes ficam expostos a 40.000 embalagens diferentes em um supermercado normal, um design de excelência torna-se fundamental a uma marca que pretenda destacar-se nesse universo.

Fonte: Água & Vida, n° 59

Nenhum comentário:

Postar um comentário