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domingo, 6 de novembro de 2011

Crianças que nascem no verão estão em desvantagem acadêmica

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Segundo um novo estudo inglês, crianças que nascem no verão estão em desvantagem acadêmica ao longo dos anos de escola.

O relatório dos pesquisadores mostra a nítida diferença nos resultados entre as crianças mais novas em um grupo escolar – os nascidos em agosto (mês de verão no hemisfério norte, onde o estudo foi conduzido) – e as mais velhas, nascidas em setembro.

O estudo diz que, entre as crianças com sete anos de idade, as nascidas em agosto têm mais de três vezes mais chances de ser “abaixo da média” do que crianças nascidas em setembro. Crianças de agosto também têm 20% menos probabilidade de frequentar uma boa universidade.

As consequências econômicas que os bebês de verão enfrentam duraram toda a sua vida de trabalho.

Crianças de sete anos nascidas no verão são entre 2,5 e 3,5 vezes mais propensas a serem consideradas abaixo da média por seus professores em leitura, escrita e matemática. Também são 2,5 vezes mais propensas a serem infelizes na escola (na idade de sete anos) e sofrem um risco aumentado de sofrer bullying.

Isso reflete o fato de que estas crianças, nascidas em agosto na Inglaterra, podem ser quase um ano mais jovens do que seus colegas de setembro, segundo o calendário escolar do país.

Esses adolescentes têm 20% menos probabilidade de estar numa universidade depois da escola. Eles também são 20% menos propensos a estar em uma das principais universidades do país, em comparação com um adolescente nascido em setembro.

Sendo assim, os nascidos em agosto são propensos a ter menor confiança e não sentem que “controlam seu próprio destino”.

Este “acidente” de nascimento pode ter amplas consequências econômicas, já que o baixo rendimento escolar pode reduzir as oportunidades de emprego na idade adulta.

Isto sugere que os nascidos em agosto podem acabar indo pior do que os de setembro ao longo da sua vida profissional, simplesmente por causa do mês em que nasceram.

A pesquisa destina-se a encontrar uma maneira de combater as desvantagens de ser o mais jovem de um grupo escolar. As regras britânicas para o início da escola significam que uma criança atinge a idade escolar obrigatória no início do ano do seu quinto aniversário.

No entanto, é comum que alunos comecem a escola em setembro, após o quarto aniversário de uma criança, o que pode ser a fonte do prejuízo – o mesmo acontece no Brasil quando alunos que só completam sete anos depois de julho entram na primeira série no ano de seu aniversário. Sendo assim, os de dezembro seriam os mais novos, e os de janeiro os mais velhos, com todo um ano de diferença entre eles.

Fonte: Hype Science

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