Em vigor há quase quatro semanas, o horário de verão muda o comportamento de consumo das pessoas em todo país. Para algumas entidades de classe, o novo horário não pode representar gastos a mais para o consumidor. No entanto, influencia no comportamento de consumo, permitindo que os compradores alterem os horários para aquisição de novos produtos no comércio.
Segundo o gerente de uma loja de confecções, Dimas Batista Ferreira, o novo horário proporcionou alteração significativa, sendo que as pessoas estão procurando a loja praticamente no final do expediente. “Devido à claridade, existem clientes que chegam um pouco antes de fechar a loja. No começo, as pessoas não conseguiam acompanhar o horário de verão, mas hoje elas estão se acostumando”, relata. Ele acrescenta que, devido ao horário, é registrado aumento significativo nas vendas de até 5%. “Como os clientes chegam mais tarde, nós acabamos estendendo um pouco o horário de funcionamento, pois vendemos enquanto tem cliente na loja, damos o máximo de atenção”, complementa.
Segundo do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Karim Abud Mauad, o crescimento do consumo devido ao horário de verão pode ser descartado. Alguns setores podem receber influências maiores, como academias, vestuários e outros segmentos esportivos. Ele entende que os feriados podem ter influenciado ainda mais no consumo. “Depois que entrou em vigor, tivemos vários feriados. Não acredito que as pessoas estão comprando mais por causa do horário. Mas se uma pessoa sai da escola entre 17h30 e 18h, que era noite, agora que está claro, ela vai aproveitar e fazer compras”, explica, exemplificando que antes do horário de verão as pessoas iriam para casa, para depois sair para as compras, como ao supermercado. “A mulher esperava o marido para ir ao estabelecimento, por questões de segurança. Agora, por estar mais claro, o processo foi acelerado”, observa.
Em relação ao novo horário e a alteração de comportamento das pessoas, o Shopping Uberaba está otimista e prevê crescimento de 10% nas vendas. O presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba, José Eduardo Cezar de Oliveira, entende que os consumidores acompanham o horário que aparenta, e não o do relógio. Com isto, há maior incidência nas compras e também na praça de alimentação. Além disto, como o estabelecimento comercial tem expediente até 22h, acaba sendo beneficiado.
Fonte: JM Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário