O mercado eletrônico tem se tornado um ambiente precioso para empresas que buscam ampliar suas vendas e conquistar novos horizontes. Embora haja resistência de alguns usuários devido a receios e a crimes virtuais, o número de consumidores on line vem aumentado a cada dia, fazendo do ambiente virtual um mercado promissor de oportunidades, crescimento, desenvolvimento, cultura/entretenimento, lazer e comodidade.
Segundo dados do e-bit, o e-commerce brasileiro cresceu 40% em 2010, faturando R$ 14,8 bilhões em vendas de bens de consumo. E até dezembro de 2011, cerca de R$ 18,7 bilhões serão consumidos por meio do comércio eletrônico; ou seja, um aumento de 30% se comparado ao ano anterior.
Diante deste novo horizonte, observamos empresas que vem se destacando tanto na vendas de produtos quanto de serviços. Mas qual será o segredo de tanto crescimento? Para responder esta pergunta, podemos levar em consideração à mudança do comportamento do consumidor. Observa-se que o consumidor no decorrer do tempo vem se tornando mais exigente, o seu nível de know how tem se tornado mais abrangente e além disto, ele sabe que é um fator determinante para o crescimento/sucesso das organizações. No passado, as empresas só pensavam em si próprias e não davam a devida atenção ao cliente, fator este que levaram muitas empresas a fecharem suas portas.
Devido a este fator, as empresas reconheceram que além delas, o cliente também precisava ganhar. Então, nota-se um tipo de negociação definida como ganha-ganha. Estilo este que há uma reciprocidade entre as partes e além do comercial real, o comercio virtual (e-commerce) principalmente nos sites de compras coletivas, as empresas tem ganhado além da venda, o conhecimento de sua existência e assim a sua proliferação através do marketing viral.
Outro parâmetro chave para alcançar o sucesso, é o treinamento; pois as empresas precisam manter seus colaboradores/participantes capacitados para atender e receber a esta "nova demanda"; pois o atendimento e a qualidade são fatores indispensáveis para o sucesso com o cliente.
Um fator interessante neste caso é superar a expectativa do consumidor em todos os aspectos; sendo eles: preço, atendimento, qualidade, comodidade e satisfação. O mercado virtual tende a crescer cada vez mais, pois mediante a oferta de produtos e serviços a preços atraentes, o consumidor reconhece a sua necessidade; seja ela direta ou não, e se depara com o tempo, um fator que torna a oportunidade de suprir sua necessidade como única, impulsionando-o a adquirir o quanto antes por receio de perder a oferta, pois mensagens foram enviadas ao seu subconsciente fazendo da emoção um ponto determinante da decisão.
Fonte: Administradores
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