É no front dos desejos que a batalha pelos corações e mentes dos consumidores acontece. É a linha de frente do marketing
O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu dentro de sua Teoria da Motivação, uma
hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer. Adaptando para nosso contexto o estudo de Maslow temos que o consumidor é influenciado por suas necessidades e desejos a todo o momento em suas decisões de consumo.
É no front dos desejos que a batalha pelos corações e mentes dos consumidores acontece. É a linha de frente do marketing. Conquistar clientes com ações abrangentes que envolvam desde o primeiro contato de negociação até o pós-vendas é o objetivo primordial das empresas.
Para que sua empresa entre na disputa pela preferência do consumidor. É preciso que seja vista. Para o marketing vale o adágio: "Quem não é visto não é lembrado". Divulgue seu negócio. Fale de seus produtos e serviços. Faça de sua organização um centro de referência.
Nesse contexto temos de falar de posicionamento e segmentação. Vamos conceituar os dois temas fundamentais de marketing. O primeiro é uma estratégia de liderança. Ou seja, o reconhecimento pelo consumidor. O segundo trata-se de seccionar o mercado consumidor em função das semelhanças dos consumidores.
Entretanto, faremos uma abordagem mais prática.
A análise de mercado precisa ser abrangente a ponto de diferenciar o comportamento masculino e feminino na relação com seu produto serviço. Nesse quesito cada segmento tem suas características.
Por exemplo, na compra de um automóvel, de modo geral, os homens buscam potência, desempenho e design arrojado. Mulheres privilegiam a segurança, beleza e conforto.
Já no consumo de produtos de moda/beleza as mulheres desejam estilo, desempenho e impacto. O vestuário e os perfumes são objetos de desejo e têm consigo o status proporcionado por determinadas marcas. Já os homens buscam roupas, perfumes que sejam confortáveis e agradáveis. Não necessariamente o status de uma marca.
Os dois exemplos acima são generalizações, porém enfatizam a necessidade das organizações conhecerem o comportamento do consumidor.
O reconhecimento de sua empresa por parte de seus clientes é resultado de uma estratégia de marketing correta. Baseada em segmentação, posicionamento e análise do comportamento do consumidor.
Fonte: Administradores
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