Header

terça-feira, 15 de março de 2011

À frente do negócio, mulher atrai mais talentos, diz pesquisa sobre empreendedorismo

http://www.bahiareporter.com.br/redimensiona.php?imagem=admin/noticias/08-03-2011_10_58_19_.jpg&largura=300&altura=200

Um estudo realizado pela ONG Endeavor sobre diferenças de gênero entre empreendedores afirma que, quando as mulheres comandam os negócios, a capacidade de atrair e reter talentos é maior. De acordo com o levantamento, 60% dos empreendedores enfrentam problemas na área de recursos humanos; entre as mulheres, esse índice cai para 35%. A Endeavor entrevistou 52 empreendedores, metade de cada sexo, que estão à frente de empresas com altas taxas de crescimento, cujo faturamento varia de US$ 100 mil a US$ 10 milhões.

Já o desempenho no comando do negócio, informa a pesquisa, é similar entre homens e mulheres. A diferença entre os sexos está na forma de empreender: o homem direciona esforços para o alto crescimento e quer atingir suas metas mais rapidamente, enquanto as mulheres planejam o crescimento de forma mais estruturada. A sondagem mostra que os homens tendem a se concentrar nas áreas industriais, com inovações na área de produtos. As mulheres tendem a empreender no setor de serviços, inovando na implementação de processos e técnicas de marketing ou de recursos humanos, por exemplo.

Em razão dessas preferências, elas recebem menos financiamentos públicos ou privados. O estudo informa que 38,5% dos homens que participaram da pesquisa tiveram acesso a alguma linha de financiamento público índice que baixou para 19,2% entre as mulheres. Além de Brasil, as entrevistas foram feitas na Suécia, Suíça, nos Estados Unidos, em Uganda e na Jordânia. O resultado completo, incluindo comparações entre os países, será divulgado em julho.

Fonte: Cosmetic Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário