Header

quinta-feira, 24 de março de 2011

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/twitter-pc-20110322171724.jpg

Para a TV Globo, Twitter e Facebook são consideradas marcas e, portanto, se citadas em comerciais veiculados em sua grade, acarretam cobrança extra para os anunciantes.

É a chamada “multiplicidade”, uma regra que, segundo a Globo, faz parte de seu manual de práticas comerciais há mais de 40 anos, portanto, bem antes do surgimento dessas redes sociais, esclarece a assessoria de comunicação da emissora carioca.

A polêmica surgiu quando o blog "Eu te disse", relatou a existência de uma restrição da Globo a comerciais que citassem sites de relacionamento nas propagandas por ela veiculadas.

No entanto, segundo a rede, não há qualquer proibição em relação à inserção dos nomes Twitter e Facebook nas peças publicitárias veiculadas na TV. O que ocorre é que, uma vez citadas, elas passam a ser novas marcas expostas no comercial, por isso acabam gerando uma cobrança extra, entre 15% (propagandas que envolvam sorteios e promoções diversas) e 30% (demais comerciais) em relação ao preço da tabela a que o mercado publicitário tem ciência.

Segundo a emissora, o símbolo “@” junto ao nome da marca do anunciante não acarreta multiplicidade, mas a presença do endereço completo, com a citação a “Twitter” ou “Facebook”, gera a cobrança extra.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário