Header

terça-feira, 15 de março de 2011

Opel Ampera, híbrido da GM, reduz em seis vezes custo com gasolina

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/25257/size_590_Opel-Ampera-590.jpg

A divisão alemã da General Motors apresenta no salão de Genebra, na Suíça, a versão europeia do Chevy Volt, pronta pra produção. Trata-se do Opel Ampera, que combina uma motor elétrico e outro a combustão. Com visual arrojado e faróis em forma de bumerangue, o híbrido faz 60 km só na eletricidade, armazenada nas baterias de íons de lítio, o que garante um passeio isento de emissões.

Quando a carga das baterias se esgota, entra em ação, automaticamente, o motor a combustão interna, que trabalha como gerador e fornece energia ao motor elétrico. Este híbrido consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 161 km/h. De acordo com a fabricante, o início da produção do modelo está agendado para o final de 2011.

Tomando por base os preços atuais do combustível na Europa, a fabricante alemã calcula que um quilômetro percorrido pelo Ampera em modo de propulsão elétrica custará cerca de seis vezes menos em comparação com um veículo a gasolina convencional. A empresa estima, ainda, que o custo para recarregar completamente a bateria do automóvel durante a noite será inferior a um euro.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário