Header

terça-feira, 15 de março de 2011

Novo robô assombra por semelhança com humano

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/geminoide-criador-e-criatura-20110309121746.jpg
Henrik Scharfe e seu geminóide: robôs ajudarão a entender melhor a relação homem/máquina

Ser ou não ser – eis uma das questões que cientistas dinamarqueses tentarão responder com a ajuda de um robô assombrosamente parecido com uma pessoa de verdade.

VEJA GALERIA DE FOTOS DO GEMINOIDDK

Apresentado ao mundo, o GeminoidDK é a terceira versão dos chamados “geminóides”, robôs fabricados pela firma japonesa Kokoro em parceria com Instituto Internacional de Pesquisas Avançadas em Telecomunicação (ATR).

Um geminóide é um andróide feito para parecer com seu dono. Ele é controlado por um sistema de computadores que imita os movimentos da face e a fala no robô.

O primeiro protótipo, chamado HI-1, foi criado em 2005 pelo Prof. Hiroshi Ishiguro, do ATR, em parceria com a Kokoro. No ano passado, a segunda versão do robô foi lançada. O Geminoid-F era mais simples e barato do que o original – portanto, mais fácil de ser comprada por pesquisadores da área de interações homem- máquina.

Agora, a 3ª versão, o GeminoidDK, irá para a Dinamarca, na Universidade Aalborg, no primeiro laboratório Geminoid localizado fora do Japão. Ele é feito nos moldes do professor Henrik Scharfe.

O objeto das pesquisas com robôs tão similares a humanos e estudar tanto a ciência quanto a filosofia por trás das interações com máquinas. Algumas das perguntas a serem respondidas são “O que é ser humano”, “o que é presença”, “o que é relação”, “o que é identidade”. Afinal, teria Hamlet uma resposta para seu eterno dilema?



Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário