Header

terça-feira, 8 de março de 2011

Família Schincariol renegocia sociedade

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/25102/size_590_adriano-schincariol.jpg?1299166094

A família controladora da Schincariol, segunda maior cervejaria do país, está discutindo em sigilo uma mudança na estrutura da sociedade - um movimento que pode alterar dramaticamente a estrutura do mercado de cerveja no país. A empresa tem dois grupos de acionistas. O majoritário é liderado por Adriano Schincariol, atual presidente da empresa, que tem 51% das ações e o controle da companhia. Outro grupo, formado por Gilberto e José Augusto, primos de Adriano, tem o restante das ações. Segundo EXAME apurou, os dois grupos estão negociando uma troca no controle da empresa. Para assessorá-lo no processo, Adriano contratou o banco de investimentos BTG Pactual. O Morgan Stanley assessora seus primos.

As negociações ainda estão em seu início, e o caminho que tomarão é incerto. Segundo executivos próximos à negociação, o fator que desencadeou o processo foi a decisão de Adriano de vender suas ações. Os primos, ainda de acordo com esses executivos, não compartilham com Adriano a intenção de se desfazer da companhia. Há, dadas essas condições, duas hipóteses mais fortes em consideração no momento. Na primeira, os primos comprariam as ações de Adriano e assumiriam o comando da cervejaria. Nesse caso, estima-se que terão de desembolsar cerca de 3 bilhões de reais. Para levantar os recursos, esse grupo de acionistas se financiaria junto a bancos e venderia uma parcela de suas ações a fundos de investimento.

A segunda hipótese é que os dois grupos de sócios vendam, juntos, o controle da Schincariol a uma cervejaria estrangeira. A britânica SAB Miller e a dinamarquesa Carlsberg têm interesse em entrar no Brasil. Além delas, a holandesa Heineken, que há um ano comprou a Femsa, dona da Kaiser, é vista como uma forte candidata à aquisição. Em entrevista à EXAME há poucas semanas, Chris Barrow, presidente da Heineken no Brasil, disse que a empresa é líder ou vice-líder em todos os mercados em que atua, à exceção do Brasil. Aqui, a Heineken está em quarto lugar. No caso da aquisição da Schincariol, passaria para segundo, com mais de 20% de participação de mercado. Caso decidam vender a cervejaria para um concorrente, os primos continuariam minoritários - provavelmente com uma fatia menor que a que possuem atualmente no capital da companhia.

Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Schincariol informa que "não há quaisquer tipos de operação de compra e venda em andamento na organização. A Schincariol sempre avalia oportunidades de crescimento, porém neste momento não existe qualquer movimento neste sentido”.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário