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sábado, 5 de março de 2011

Beauty’in recupera memória da moda brasileira

A nova marca de Cristiana Arcangeli coloca ao alcance do público material inédito do Phytoervas Fashion.

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A partir deste mês, a história da moda brasileira estará disponível em vídeo para todos os internautas, da forma mais democrática possível. Isso porque a beauty’in, a marca de produtos aliméticos da empresária Cristiana Arcangeli, patrocinou a revitalização dos vídeos do Phytoervas Fashion, evento que lançou mais de 60 estilistas, além de modelos e profissionais da área, sendo considerado um marco do setor no País.

Idealizado por Cristiana entre 1993 e 1998, o Phytoervas Fashion foi a primeira temporada fashion em território nacional. O acervo, recuperado e digitalizado, mostra boa parte desse capítulo histórico e ainda inédito para o público, estudantes, pesquisadores e fashionistas.

O Phytoervas Fashion começou com um concurso de modelos. Na época, Cristiana Arcangeli ficou impressionada com as roupas desfiladas e descobriu que eram dos estilistas Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Fause Haten, totalmente desconhecidos na época. A partir de então, ela decidiu investir nos desfiles, pois enxergou neles, um talento nato para que se tornassem grandes nomes da moda.

Em 1993 aconteceu a primeira edição do evento, em um galpão na Vila Olímpia. E aí veio a grande surpresa: do primeiro para o terceiro dia, a quantidade de pessoas que queriam assistir aos desfiles triplicou. Com isso, Cristiana resolveu apostar e deu início ao movimento da semana de moda paulistana.

Outro vídeo que vai surpreender os internautas é a digitalização de parte do Phytoervas Fashion Awards, que em 1996 premiou os melhores do cenário da moda brasileira. O evento levou aos palcos: Gloria Coelho, que ganhou como a melhor estilista; Patricia Carta, melhor editora de moda; e Lenita Assef, melhor editora de beleza. O prêmio foi transmitido ao vivo pela MTV, apresentado por Gloria Kalil, Daniela Mercury, Nizan Guanaes, Rico Mansur, Geanine Marques, Patrício Bisso e muitos outros.

“Faço muitas palestras sobre empreendedorismo e marketing e noto um interesse grande sobre o tema, principalmente quando falo para estudantes. Por isso, surgiu a ideia de tornar acessível esse material tão importante. Os vídeos mostram atrizes na passarela, porque no mercado de moda brasileiro ainda não havia a cultura das supermodels. A partir daquele momento, o setor começou a se desenvolver e a se organizar”, conta Cristiana.

Oito vídeos, com aproximadamente três minutos cada, já disponíveis no canal da beauty’in no portal de vídeos YouTube. E, nos próximos meses, mais vídeos serão recuperados e colocados a disposição dos internautas.

Confira abaixo um dos vídeos do acervo recuperado pela beauty’in:

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