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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um marketing mais evoluído

Artigo de Abaetê Azevedo , CEO da Rapp Brasil, comenta que um mundo em transformação exige um marketing mais evoluído.

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Nunca antes na história, o consumidor teve tanto poder quanto passou a deter com o advento da internet e das mídias sociais. Se, no século 18, eram as indústrias que dominavam o mercado ao determinar o que o cliente poderia comprar e, nos anos 50 do século 20, os varejistas assumiram esse papel, hoje o consumidor é o centro do universo.

É ele quem tem o poder de construir ou destruir marcas. Além de escolher a melhores mensagens e os melhores canais, ele mesmo cria e produz seus próprios conteúdos com a colaboração das ferramentas digitais, que são tão ou mais importantes do que a televisão, pois aquelas garantem o diálogo e a interação de marcas com seus clientes, enquanto na TV tudo não passa de um grande monólogo.

Amordaçado durante anos, sem instrumentos ágeis para ‘falar’ com suas marcas preferidas, seja para sugerir melhorias nos produtos, seja para reclamar deles, hoje, para o bem ou para o mal, o consumidor está podendo falar digitalmente de sua experiência com as marcas que consomem e construindo uma nova sociedade de consumo, muito mais democrática e mais aberta.

Diante deste cenário, o que é verdadeiramente espantoso é que muitas empresas ainda não entenderam a importância de atuar no meio digital. Não que precisem de convite para isso. Elas não têm escolha, porque, por meio da web, os consumidores já as colocaram lá, querendo ou não. Sem o trabalho de agência especializada como a Rapp, muitas delas ficam com suas marcas totalmente desgovernadas e dissociadas de todas as outras ações de comunicação da empresa.

Mas, atuar nestas redes exige planejamento e estratégia, demanda um trabalho de comunicação digital profissional e eficiente, suportado por ferramentas exclusivas, mas de alta eficácia, mais ainda de um data base intelligence capaz de avaliar as necessidades e desejos dos consumidores para responder a cada um deles. A nova sociedade de hoje exige, portanto, que o marketing e a comunicação evoluam no mesmo ritmo.

Todos sabem que as ferramentas digitais estão criando novos hábitos, mudando comportamentos, provocando o nascimento de um novo consumidor. Portanto, sem entender suas novas atitudes, ninguém será capaz de comunicar-se com ele.

Já que o consumidor de hoje é multimeio, multicultural, multidigital e está bem longe do marketing tradicional, o desafio, então, é como envolvê-lo. Não existe outra solução que não a de estar cada vez mais próximo dele, falar sua linguagem e persuadi-lo. Por isso, a comunicação forte da atualidade é o marketing digital.

Fonte: Job a Job

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