Header

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Parabéns Photoshop – 20 anos de existência

Falar de design sem falar de Photoshop é quase uma blasfêmia, a ferramenta revolucionou e facilitou muito o trabalho dos designers e hoje é uma ferramenta obrigatória para qualquer um que pega no mouse e diz: “vou ser designer”.

Em Fevereiro faz 20 anos que o Photoshop foi lançado e para comemorar este adorável “companheiro de trabalho”, vamos traduzir aqui um texto da Angela West , que saiu no Webdesigner Depot, chamado de A evolução do Photoshop, desde seu modesto início, sendo vendido como parte de pacotes de scanners, até o ápice dos dias de hoje, onde com certeza não vemos uma foto sequer nas bancas, que não tenham sido corrigidas e manipuladas nele, tendo seu nome associado ao ato de ajuste. Não se fala mais “vou ajustar uma foto”, se fala “vou photoshopar uma foto” ou “esta foto esta photoshopada”.

A cada versão a evolução do software é significativa e também pela diversão, já que os desenvolvedores embutem Easter Eggs como parte da brincadeira, que são comosurpresas colocadas no código do software que são acionadas com determinados comandos, como um cheat de jogo de video-game que te faz ganhar alguma coisa apertando uma sequência de botões).

Espero que gostem do texto traduzido e agreguem mais conhecimento desta ferramenta tão importante de nossas vidas.

Photoshop: Origem

O mais impressionante sobre o Photoshop é o fato de uma talentosa família, composta por um professor de engenharia, um estudante de PHD em engenharia e um talentoso artista de efeitos especiais que trabalha na ILM (Industrial Light and Magic de George Lucas (criada para conceber Star Wars), tiveram a brilhante idéia de conceber este software chamado Photoshop.

Thomas Knoll, o estudande de PHD, ainda é envolvido com o programa até hoje.

Glen Knoll era um professor universitário com dois filhos e dois hobbies: computadores e fotografia. Ele tinha uma sala escura no porão da sua casa e um Apple II Plus que o proporcionava trabalhar em casa as vezes.

Thomas Knoll acabou pegando o gosto do pai por fotografia no colégio, enquanto seu irmão , John Knoll, simplesmente comprou um dos primeiros Macs disponíveis para o público.

Em 1987 Thomas Knoll estudava engenharia na Universidade de Michigan e seu irmão trabalhava na ILM. Ele então escreveu um programa que transformava fotografias monocromáticas em tons de cinza no seu computador. O sucesso deste código fez com que ele criasse mais e mais a ponto de ter rapidamente um número de processos considerável para efeitos de fotografia e imagens digitais.

Depois que seu irmão John viu o que ele andava fazendo, recomendou ao irmão reunir tudo em um editor de imagens completo.

A combinação da habilidade de Thomas em programar, com a habilidade de John em design, levou os irmãos a um trabalho colaborativo que desenvolveu mais processos e avançou com o programa inicial. Com apenas uma interrupção para a formação de tese de Thomas, em 1988 eles lançaram o “Image Pro” e John sugeriu que vendessem o programa como um aplicativo.


Com 6 meses, os irmãos firmaram parceria com uma empresa de escanners chamada Barneyscan. Eles compraram 200 cópias do programa para incluir no pacote de seu produto.

Eles também foram chamados pela Supermac e Aldus, mas não fecharam nada com ambos.

Pouco tempo depois, os irmão Knoll fizeram ouro quando passaram na frente dos produtos Adobe e isso deu início a parceria de licenças com a Adobe que lançaria o produto, elevando ele à estratosfera.

Em 10 de Fevereiro de 1990, nascia o Adobe 1.0

O vídeo abaixo e uma entrevista feita com John Knoll este ano, onde ele fala do Photoshop nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário