Header

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Teste aponta ineficácia de protetores solares

Análise realizada pela Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor avaliou a eficácia de dez marcas de protetores solares FPS 30 em loção. Em comunicado à imprensa, a entidade revela que apenas duas marcas tiveram a eficiência comprovada na proteção solar. O teste envolveu análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência à exposição solar e teste em uso.

Os melhores resultados foram obtidos com os protetores L’Oréal Solar Expertise e Cenoura & Bronze. “Apenas três não apresentaram na composição o benzophenone-3, um ingrediente que já é proibido em outros países, por ser potencialmente cancerígeno (protetores L"Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Hélioblock)”, informa a Pro Teste. Quatro dos protetores têm baixa proteção UVA e cinco deles não são resistentes à luz e ao calor. A entidade ressalta o pedido feito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que seja exigido o fator UVA de no mínimo um terço do FPS do produto, como acontece em países europeus, e que esta informação conste no rótulo. “Assim como sejam obrigatórios testes de fotoestabilidade para verificar se eles são estáveis nas condições reais de uso, durante a exposição solar”, afirma a Pro Teste.

No teste de fotoestabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição, a uma temperatura de 40ºC. As marcas Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat e Sundown foram reprovadas. Todos os protetores analisados são fator 30. No entanto, após uma hora de uso, eles caíam para FPS 15. “Isso não quer dizer que os produtos não oferecem proteção aos raios UVB, e sim que têm pouca resistência à luz e ao calor”, explica o comunicado. No caso da marca Coppertone, além de apresentar instabilidade à proteção solar, o rótulo declara um FPS 30 e o fator de proteção medido foi 25, aponta a Pro Teste. A resistência à água, mencionada nas embalagens de todos os produtos analisados, também se mostrou ineficiente. Após imersão de meia hora, a proteção do Natura Fotoequilíbrio, por exemplo, caiu para 30% do FPS inicial. A do Sundown caiu para 55%.

A presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA é indicada nos rótulos dos 10 produtos. Contudo, apenas três embalagens mostram o grau de proteção: Cenoura & Bronze, L’Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilibrio. “Não há regulamentação no Brasil que obrigue a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA (...). Apesar disso, os produtos devem oferecer no mínimo um terço do FPS em proteção UVA”, destaca a entidade.

Fonte: CosmeticsOnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário