Header

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Organização estudantil ganha prêmio internacional na área de petróleo

Uma sala do Departamento de Engenharia de Petróleo da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp abriga um entusiasmado e dinâmico grupo de alunos, responsável por impulsionar as atividades de uma organização denominada Capítulo Estudantil SPE Unicamp (UNICAMP SPE Student Chapter), que constitui um ramo estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) internacional, sediada em Houston, nos Estados Unidos. O Capítulo, como o denominam seus membros, acaba de receber o prêmio Outstanding Student Chapter em reconhecimento à excelência em operações estudantis na America Latina e Caribe na área de engenharia de petróleo, concedido pela SPE internacional e entregue no último Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE), realizado em Nova Orleans, em outubro, naquele que é o maior e mais importante evento sobre petróleo no mundo. O Capitulo recebeu também da SPE o encargo de selecionar na America Latina e Caribe trabalhos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, que serão apresentados no próximo International Student Paper Contest, evento que se realizará durante o ATCE 2010, em Florença, Itália.

petroleo_alunos_25112009_290x240_.jpgA premiação recebida e a responsabilidade da seleção dos melhores trabalhos para o ATCE do próximo ano constituem motivo de entusiasmo para os componentes do Capitulo, como contam os pós-graduandos da FEM, Humberto Diniz Bovolenta e Guilherme Daniel Avansi. Eles explicam que a SPE internacional é uma entidade que dissemina conhecimento técnico e científico na área de engenharia de petróleo em todo o mundo e congrega profissionais das mais diferentes áreas relacionadas ao setor. Os estudantes explicam que a nível internacional, a SPE centraliza o que acontece no campo de petróleo, publicando artigos nos seus periódicos impressos disponíveis online.

Bovolenta lembra que no Brasil existem sete capítulos. O da Unicamp, que é pioneiro, está completando 20 anos e é o único no Estado de São Paulo. Os capítulos aceitam inscrições de estudantes de quaisquer universidades desde que previamente associados ao SPE internacional.

Os capítulos estudantis - agrupados por oito regiões da América Latina e Caribe, América do Norte, Europa, África, Oriente Médio, Rússia, Norte e Sul Ásiático – são obrigados a enviar anualmente à SPE internacional um relatório em que informam a quantidade de associados, discriminam as atividades desenvolvidas e número de participantes, apresentam a gestão dos recursos e mostram a forma de organização. A partir desses relatórios, a SPE internacional confere um prêmio ao capitulo que mais se destacou em cada uma das regiões, levando em conta entre outras coisas o tipo de atividades desenvolvidas, seu alcance, o número de participantes e de pessoas envolvidas.

Para Bovolenta, o prêmio constitui a coroação de muita dedicação e da realização de um trabalho bem feito, pois, “postergamos trabalhos de nossa dissertação para promover atividades para outras pessoas e ganhá-lo foi muito gratificante”. Avansi, por sua vez, lembra que ter feito parte de uma diretoria do Capitulo premiada “valoriza o currículo, além de possibilitar crescimento profissional”.

Eles lembram ainda que, dentro do ATCE, realiza-se o Internacional Student Paper Contest, que é uma competição de trabalhos técnicos e científicos de quaisquer segmentos da área de petróleo. Nas oito regiões, os capítulos são responsáveis pela seleção dos trabalhos que serão apresentados nas áreas de graduação, mestrado e doutorado. Em cada região é selecionado um trabalho por categoria e os vencedores de cada uma delas disputam a premiação entre si.

No caso da América do Sul e Caribe, este ano a seletiva foi realizada na Colômbia. Guilherme Daniel Avansi foi o vencedor na categoria de mestrado e selecionado para concorrer com os representantes das outras sete regiões. No próximo ano, a seletiva será realizada pelo Capitulo Estudantil SPE Unicamp. Caberá a ele receber os trabalhos, promover a seleção prévia, organizar as comissões julgadoras e o evento, no qual serão apresentados os trabalhos finalistas e anunciados os vencedores.

Os estudantes lembram que o Capitulo Estudantil SPE Unicamp tem entre seus objetivos a divulgação científica e tecnologica na área de ciências e engenharia de petróleo. Nesse sentido, tem sido responsável por diversas atividades no Departamento de Ciências e Engenharia de Petróleo da Unicamp, como a organização de palestras, visitas técnicas, eventos de confraternização, debates, concursos estudantis e minicursos, além de estabelecer um forte canal de comunicação entre a universidade e a indústria do petróleo. Para eles a promoção de palestras com profissionais que militam na área de petróleo e principalmente a organização de visitas técnicas a campos e plataformas possibilitam a aproximação da prática com a teoria. Segundo eles, os estudantes necessitam desse contato que torna a teoria mais palpável.

Além disso, o Capitulo promoveu em 2008 e 2009 dois workshops em que se realizaram palestras com profissionais renomados da área; apresentações institucionais e técnicas por parte de empresas patrocinadoras, em geral operadoras dos campos e suas prestadoras de serviços; minicursos e mesas-redondas. Nestas se discutiram as “Perspectivas econômicas do Pré-Sal” e o “Marco regulatório do petróleo”.

Em 2010 o Capítulo Estudantil SPE da Unicamp promoverá o 3º Workshop de Petróleo da Unicamp, paralelamente à realização da seletiva para o ATCE 2010, o que lhe conferirá caráter internacional e crescimento que consideram muito importante.

SPE e Capitulo
A Sociedade de Engenheiros de Petróleo (Society of Petroleum Engineers - SPE) é constituída por um grupo de entidades cujos membros estão comprometidos com a missão de coletar, disseminar e trocar conhecimentos técnicos, visando a exploração, desenvolvimento e produção das fontes de petróleo e gás, além de reunir tecnologias para o beneficio público e gerar oportunidades para o aumento das competências profissionais.

As suas filiadas estudantis são constituídas por universitários de engenharia do petróleo ou de cursos que possuem atividades afins. O maior objetivo das filiadas estudantis é o desenvolvimento de iniciativas que visam estabelecer um contato efetivo entre o corpo acadêmico e as companhias de petróleo, bem como disseminar teses e trabalhos de pesquisa na área de ciência do petróleo e permitir aos estudantes a interação com práticas profissionais e benefícios de discussões tecnológicas desenvolvidas nos encontros por elas promovidos.

Fonte: unicamp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário