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quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Estradas



Conclusão da obra no Trecho Sul do Rodoanel, SP, é antecipada

Alterações no método construtivo e na execução do Trecho Sul do Rodoanel permitiram ao governo de São Paulo abreviar em 14 meses a conclusão da obra de 61,4 quilômetros que ligará as Rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes e Anhanguera ao Sistema Anchieta-Imigrantes. A construção teve início em 28 de maio de 2007 e, a partir dessa data, deveria ser entregue em 48 meses, conforme o cronograma previsto na assinatura dos contratos.

Entretanto, o prazo acabou encurtado para 34 meses – a nova meta é 27 de março de 2010, um mês antes do limite para candidatos às eleições se desincompatibilizarem de seus cargos públicos. O governador José Serra é o virtual candidato do PSDB à sucessão presidencial. A construção do Trecho Oeste, com praticamente a metade da extensão do Trecho Sul, demorou quatro anos.

Em setembro do ano passado, o governo cogitou a possibilidade de antecipar ainda mais a entrega do Trecho Sul, para novembro deste ano. Com a manchete "Rodoanel Sul acelerado", a edição 4 do SP Notícias, informativo oficial sobre obras em andamento no Estado, trouxe reportagem de dez páginas mostrando que quase 50% das obras do Rodoanel estavam prontas. "Estamos num ritmo acelerado e vamos tentar terminar o trecho até novembro de 2009", dizia o diretor de Engenharia da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), Paulo Vieira de Souza.

Premiado com o título de Eminente Engenheiro do Ano em 2009 pelo Instituto de Engenharia, Souza teve destacada sua atuação para "antecipação de um ano da entrega do empreendimento (Trecho Sul do Rodoanel) e a redução de custos em relação ao contratado".

A mudança no método construtivo é, segundo engenheiros, uma das estratégias adotadas por empreiteiras para baratear custos e reduzir cronogramas de obras. Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado este ano mostrou que o consórcio responsável pelos trabalhos onde ocorreu o desabamento de três vigas na noite de sexta-feira substituiu estruturas de balanços sucessivos por vigas pré-moldadas. O relatório do TCU aponta ainda que, ao utilizar vigas pré-moldadas, as empreiteiras deixaram de fazer 10 mil m² de tabuleiros entre as estruturas das pontes. Os auditores concluíram que a mudança resultou em economia de R$ 20 milhões. Embora tenham preços distintos, os métodos são considerados seguros.

A Secretaria dos Transportes informou que a mudança do método construtivo foi baseada em critérios técnicos e negou que tenha havido mudança no cronograma original. "O contrato foi assinado em abril de 2006 e as obras começaram em maio de 2007", argumenta a pasta, que divulgou, ainda em 2006, prazo de 48 meses para a conclusão do Trecho Sul, a partir do início dos trabalhos. Sobre o relatório do TCU, a secretaria alega que as formas de medição da obra e de pagamento dos serviços prestados pelas empreiteiras foram "totalmente" aprovadas pelos órgãos controladores, como os tribunais de contas da União e do Estado. O governo descarta atrasar a entrega da obra.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Índice de acidentes cai 3% no feriado do dia da Consciência Negra nas estradas de São Paulo

O índice de acidentes nas estradas paulistas, cálculo feito pela Secretaria dos Transportes de São Paulo em cima dos números de acidentes, veículos em circulação e período, caiu 3% neste feriado de dia da Consciência Negra em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 0,96, contra 0,99 em 2008. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou um aumento de 3,11, para 3,36, de uma operação para outra, um acréscimo de cerca de 8%. O índice de vítimas feridas diminuiu de 55 para 53,8, de um ano para o outro, uma queda de 2,2%.

Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento. No caso do feriado de dia da Consciência Negra, o índice é útil para que se possa fazer uma comparação entre 2008, quando o feriado foi de quatro dias, e 2009, quando o feriado foi de três dias.

Apenas a título de informação, neste feriado, em números absolutos: foram 1061 acidentes, 37 mortos e 593 feridos.

Foram lavradas 13.699 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 759 veículos, 230 carteiras de habilitação e 2120 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 49 casos de embriaguez, um aumento de 44% em relação ao feriado de 2008. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, foram apreendidos, também nas estradas paulistas, 323 gramas de cocaína, 962 kg de maconha e 11,4 kg de outras drogas como crack, LSD e êxtase.

Fonte: Logweb

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