Header

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pesquisa da NovaS/B e Ibope aponta que País está otimista para 2009

55% dos entrevistados crêem que situação financeira pessoal irá melhorar no próximo ano.

A agência NovaS/B encomendou pesquisa ao Ibope, que ouviu 1.400 pessoas entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, para saber como anda o comportamento dos brasileiros nesses tempos de crise global. O estudo aponta que 97% da população estão conscientes de que a crise existe e que estão se preparando para os próximos meses com cautela. Nesse caso, 67% declararam que vão pisar o pé no freio das compras, seja para não se endividar ou para optar por aplicação em poupança.

Por outro lado, 55% dos entrevistados crêem que situação financeira pessoal irá melhorar no próximo ano e 34% projetam que o País vai evoluir econômicamente no primeiro semestre de 2009. O meio televisão é a principal fonte de informação para 83% da amostra coordenada pelo Ibope.

O estudo também apurou que 37% acreditam que os canais de mídia estão realizando cobertura satisfatória da crise. O crédito, mola mestra da economia brasileira na era Lula, preocupa: 39% culpam o governo pela redução da oferta; 33% atribuem a queda aos bancos e 17% aos empresários.

"A maturidade do brasileiro para enfrentar a crise pode estar relacionada ao alto nível de informação sobre o assunto. Desde a hiperinflação e o congelamento de preços na década de 80 que a população não prestava tanta atenção a um tema", argumentou Bob Vieira da Costa, sócio da NovaS/B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário