Header

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

9 de Dezembro - Aniversário do Mouse

Mouse faz 40 anos dia 9 de dezembro

Faz tanto tempo que usamos o mouse que nem percebemos que já se passaram quase 40 anos.

Foi lançado na conferência "Joint Computer Conference" (veja vídeo), realizada em São Francisco (oeste dos EUA), onde o engenheiro Douglas Carl Engelbart, hoje com 83 anos, realizou a primeira demonstração pública do "X-Y Position Indicator for a Display System", que pouco depois foi chamado de "mouse".

O protótipo tinha quase o dobro do tamanho dos que são fabricados atualmente. Possuía apenas um botão de comando e seu corpo era feito todo em madeira, além de ter um cabo que o conectava ao computador instalado na parte traseira.

Naquela época, no entanto, aparência era o que menos importava. Sua função --interagir de maneira mais rápida e precisa com os computadores-- ditou os caminhos que seriam seguidos pelos desenvolvedores de sistemas operacionais, principalmente os que utilizam janelas e ícones.

Engelbart conta que criou o mouse sem esperar resultados positivos a partir de suas pesquisas. "O mouse fazia parte de um estudo realizado no centro de pesquisa da Universidade de Stanford sobre interatividade, e o grande desafio era interagir com informações na tela. Fazíamos isso com uma caneta que emitia luz nos ícones e o computador a reconhecia, mas não era muito precisa. Então pensei que deveriam existir outros meios para apontar isso com nossas mãos, sem esperar muita coisa disso tudo."

A história provou que a criatura superou as expectativas de seu criador. Dado o sucesso de sua invenção, Engelbart patenteou o mouse em 1970 e cedeu os direitos para o Instituto de Pesquisa da Universidade de Stanford, que, mais tarde, os vendeu à Apple.

Essa negociação marcou a história do dispositivo, que pegou carona no sucesso do Apple Lisa, de 1983, primeiro PC a surgir no mercado munido de um mouse, e, um ano depois, com o Macintosh 128. Um levantamento feito junto às principais fabricantes de mouses, como Logitech e Microsoft, aponta que sejam comercializados no mundo cerca de 400 milhões de mouses por ano.

O mouse foi peça chave na revolução dos computadores, antes dele ser lançado a única forma de mover o cursor era movendo as setas do teclado. Realmente ele facilitou muito a nossa vida. Tivemos vários tipos de mouse até hoje, touchpads, mouses com fios, sem fios, bluetooths, para gamers, isso sem contar na infinidade de estilos, como gatinhos, passarinhos entre muitos outros. Mas pela minha visão o mouse não vai comemorar muito mais aniversários, sua vida útil esta chegando ao fim, o próprio iPhone foi um teste mostrando que o touch veio para ficar, agora já temos HP Touch Smart, Surface entre outros.

Vamos ver para onde a revolução nos leva, lembrando que já tivemos um dispositivo que adoravamos e mesmo assim ficou obsoleto e hoje nem sentimos faltas, como o drive de disquete.

Esta foto mostra um protótipo de madeira que foi o primeiro mouse, apresentado em 1968.

Abaixo vemos o release original, da Stanford Research Institute - California sobre o lançamento do primeiro mouse
.

Fontes:
rodrigomerino.com.br

MouseSite - Nesse site é possível ver diversos vídeos demonstrativos da operacionalidade do primeiro mouse.

Folha OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário