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quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Top of Mind elege as marcas mais lembradas em 2009

A 19ª edição do prêmio Folha Top of Mind revelou as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro em 2009. A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu ontem, em São Paulo. Omo, Nike e Coca-Cola lideraram o ranking das marcas mais lembradas, com empate técnico na categoria Top do Top. No segmento de Higiene, marcas da Unilever continuam ocupando as primeiras posições em desodorantes, shampoos e sabonetes. Rexona, Axe e Dove, marcas da Unilever, são as líderes em desodorantes. Rexona, como em todas as outras edições da pesquisa, é a mais lembrada quando perguntado aos brasileiros qual a primeira marca de desodorante que lhes vem à cabeça – 35% dos entrevistados citaram a marca neste ano. Axe e Dove foram lembrados por 10% dos entrevistados, cada uma. A marca de shampoos Seda (Unilever), continua sendo a mais lembrada pelos consumidores, mas passou de 40% em 2008, para 36% de lembrança nesta edição do levantamento. O segundo maior índice em shampoos foi alcançado pela marca Palmolive (Colgate-Palmolive) com 12% das citações. Dove (Unilever) ficou em terceiro lugar, com 7%. Em sabonetes, Lux (Unilever) conquistou mais uma vez a primeira colocação, com 41% das citações. O sabonete Dove empatou tecnicamente com o Palmolive – respectivamente com 15% e 11% – levando em conta a diferença de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Entre as pastas de dente, a líder Colgate alcançou o maior índice já registrado, com 47%. A Sorriso foi a segunda marca mais lembrada, com 25%. A Kolynos, apesar de não ser comercializada desde 1996, ainda é lembrada por 12% dos entrevistados – efeito das campanhas marcantes, dizem especialistas. Na categoria Top Meio Ambiente, que chega ao terceiro ano, as marcas mais lembradas no que diz respeito à relação com a preservação do meio ambiente foram Ypê, citada por 9% dos entrevistados, Natura e Ibama, com 4% cada. A pergunta "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?" foi usada para as 41 categorias de produtos e serviços que compõem a pesquisa. O levantamento é realizado pelo instituto Datafolha há 19 anos. Os dados foram colhidos em mais de 5.600 entrevistas (160 municípios) divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades.

Fonte: Cosmetics & Toiletries

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