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quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Confiança do Consumidor Atinge Maior Nível Desde Setembro de 2008

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 4,1% em junho, passando de 102,2 pontos, registrados em maio, para 106,4 pontos. De acordo com o levantamento divulgado hoje (25) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), trata-se do maior nível desde setembro do ano passado, quando o indicador havia atingido 109,2 pontos. O ICC mede o sentimento do consumidor em relação à economia.

A pesquisa, realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete capitais, mostra que tanto as avaliações sobre a situação presente quanto às expectativas para os próximos meses tornaram-se mais favoráveis. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 5,4%, passando de 100,7 para 106,1 pontos. No caso do Índice de Expectativas, o crescimento foi de 4,3%, elevando-se de 103,7 para 108,2 pontos, atingindo também o maior patamar desde setembro de 2008 (108,6).

A parcela de consumidores que avaliaram, em junho, a situação econômica local presente como boa aumentou de 8,3% para 10,0%. Já a proporção dos que a consideram ruim caiu de 46,1% para 40,3%.

Confiança do consumidor em SP cresce 15,5% em um ano

Na comparação com novembro do ano passado, quando a crise já havia se instalado na economia, a confiança do consumidor da cidade de São Paulo no mês de novembro teve um crescimento de 15,5%. Em relação ao mês anterior, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) permaneceu estável, com variação de -0,7% – chegando a 153,1 pontos. O ICC, apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), varia de zero a 200 pontos: resultados acima ou abaixo da marca de 100 pontos indicam otimismo ou pessimismo. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) e o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) são utilizados para a elaboração do índice geral. O IEC continuou estável em relação a outubro, com variação de -0,3% (159,4 pontos). O ICEA apresentou recuo de 1,4% na comparação com o mês anterior, totalizando 143,7 pontos. “As medidas governamentais de estímulo ao consumo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de diversos produtos, (...) contribuem para uma percepção mais positiva do consumidor, bem como a inflação controlada, que acaba preservando o poder de compra dos paulistanos”, destaca a Fecomercio-SP. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela Fecomercio. Os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.

Fontes: brasil.melhores.com.br

cosmeticsonline.com.br

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