Os grandes rivais do futebol paulista, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, anunciaram uma parceria de negócios nesta quarta-feira (09/12), batizada de G4. As marcas de bebidas Coca-Cola e Kaiser, esta última fabricada pelo grupo mexicano Femsa, serão os patrocinadores oficiais do grupo até dezembro de 2014.
Pela primeira vez, esses quatro times, que têm cerca de 57 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil, se unem para, juntos, desenvolverem diversas ações no âmbito do futebol. A sociedade consiste em cotas de 25% para cada clube.
A paz no esporte e nos estádios será o mote de todas as iniciativas do G4, segundo José Carlos Peres, superintendente do Santos em São Paulo e presidente da instituição. E, para isso, o padre Marcelo Rossi foi escolhido como representante da paz e também para participar das ações do G4 nos seis primeiros meses. "Queremos resgatar as famílias nos estádios", afirmou o padre Marcelo Rossi durante coletiva de imprensa.
O G4 é formado pelo conselho dos presidentes dos clubes envolvidos: Andrés Sanchez (Corinthians); Luiz Gonzaga Beluzzo (Palmeiras); Juvenal Juvêncio (São Paulo) e Marcelo Teixeira (Santos), pelos respectivos diretores de marketing; além dos representantes da Femsa Cerveja Brasil, Coca-Cola Femsa Brasil e Coca-Cola Brasil.
A principal meta da parceria é explorar os potenciais sinérgicos dos quatro clubes e, dessa forma, gerar receita. "Os clubes, as marcas e os consumidores serão beneficiados com essa união", disse Ricardo Moricci, diretor de marketing da Femsa Cerveja Brasil.
Alguns objetivos já foram traçados. São eles: incentivar entretenimento e shows nos estádios; promover a internacionalização dos quatro times, por meio de amistosos; criar uma clínica infantil de futebol em conjunto; modernizar o processo de comercialização de ingressos pela internet; criar políticas compatíveis de fixação de preços dos ingressos; entre muitas outras.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve presente no evento de lançamento do G4 desta tarde e afirmou: "Essa ação conjunta fortalece o esporte e a cidadania. Esse anúncio acontece bem depois de um trágico exemplo de violência no domingo passado", ao se referir à pancadaria após o jogo Coritiba 1 x 1 x Fluminense, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela última rodada do Brasileirão.
Marcas Kaiser e Coca-Cola
As marcas de bebidas Coca-Cola e Kaiser vão aparecer em diversas embalagens temáticas em referência aos clubes, nas placas localizadas nos interiores dos estádios, em campanhas publicitárias e de marketing, além de participarem de promoções exclusivas do G4.
Ambas as marcas já têm uma longa história com o futebol brasileiro. A Coca-Cola, por exemplo, é patrocinadora oficial de Copas do Mundo desde 1950, quando aconteceu a primeira e única Copa no Brasil. Já a Kaiser é responsável pelo principal campeonato de futebol amador no país, a Copa Kaiser. Além de patrocinar o campeonato paulista feminino, denominado oficialmente como Campeonato Paulista Kaiser de Futebol Feminino.
Rivalidade onde fica?
De acordo com os representantes do G4, a parceria nasce para maximizar a rivalidade e minimizar a inimizade.
"Sem dúvida que a rivalidade em campo vai continuar, até porque ela é o oxigênio do futebol, é ela que traz emoção. E emoção é o nosso principal produto", afirmou Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo.
O grupo Femsa não revelou quanto estima investir no G4, somente admitiu tratar-se de valores vultosos, ainda mais tendo em vista duas Copas pela frente.
Segundo Beluzzo, do Palmeiras, com certeza o acordo visa elevar as receitas dos clubes em conjunto e também individualmente. "Espero que isso traga empresas interessadas da grandeza e competência da Femsa e que podemos avançar nesse tipo de negócio no país", disse Beluzzo.
De acordo com a Femsa, os lucros decorrentes dos negócios serão divididos igualitariamente entre os quatro clubes, a não ser em caso de ações individuais com cada time.
Fonte: portalexame.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário