Header

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Novo Mac mini, Apple dá adeus ao leitor de DVD

http://itechon.com/imgs/news/macmini.jpg

Você estava esperando a chegada de novos computadores, junto OS X Lion? Bem, você não tem que esperar mais, se você queria um computador novo para “saltar” ao OS X Lion, Apple lhe dá razões com a chegada do novo Mac mini com OS X Lion.

O Mac mini recebeu uma atualização muito importante, mas pouco mudou no seu design externo e pela primeira vez o Mac mini traz uma gráfica dedicada o que nos trará uma potencia extra!

A configuração básica inclui um processador de 2.3GHz i5, 2Gb de RAM, 500GB HDD e placa gráfica compartilhada Intel HD Graphics 3000, recursos simples para um computador simples.

A melhor parte é o modelo top com um processador um pouco mais rápido, mesmo modelo e um i7 opcional, dobro de memória RAM, disco rígido de capacidade idêntica e o melhor: placa gráfica AMD Radeon HD 6630M.

O mais curioso do novo modelo é que a Apple começou a sua lenta transição para a eliminação dos drives DVD/CD dos computadores. Primeiro foi o MacBook Air, então o Mac mini “edição servidor” e agora o Mac mini, sem qualquer suporte para CD/DVD.

Fonte: iTechOn

Bioinformática: uso da computação para resolver problemas da biologia

Nova área do conhecimento permitiu o sequenciamento do genoma.

http://s.glbimg.com/og/rg/f/original/2011/07/15/katia_guimaraes_divulgacao_2_291x218.jpg

O Globo Universidade,do último dia 16, foi conhecer a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mais precisamente o Centro de Informática (CIn), referência em uma série de estudos que relacionam biologia com informática, em uma disciplina nova, a bioinformática.

Segundo a professora do Centro de Informática da UFPE Katia Guimarães, não há um consenso sobre a definição deste campo do conhecimento: “Bioinformática é uma área multidisciplinar e, por isso, há várias visões diferentes a respeito No meu ponto de vista, trata-se do uso da ciência da computação para resolver problemas da ciência molecular.”

Em sentido amplo, isso quer dizer que a bioinformática combina conhecimentos de diferentes áreas, como matemática, física, química, biologia, ciência da computação e informática para desenvolver softwares, algoritmos e novas soluções para o processarmento e para a análise de dados biológicos ou biomédicos.

A bioinformática tem sido bastante útil nos estudos do DNA. Principalmente após o sequenciamento do genoma humano, divulgado em 2001, quando houve uma grande geração de dados digitais. A análise desse volume seria impossível sem o uso de computadores potentes. Afinal, informações sobre uma pequena sequência genética podem ocupar alguns terabytes de memória.

“A introdução da disciplina da biologia computacional alavancou a ciência da biologia molecular. Elas contribuem uma para outra, porque há muitos avanços da ciência da computação em virtude dos desafios da biologia molecular. Houve grande incentivo para uma nova geração completa de máquinas de sequenciamento, de modo que diferentes genomas pudessem ser comparados”, diz Guimarães.

O mapeamento dos genomas é amplamente utilizado para a comparação genética entre as espécies. Mas há outras aplicações possíveis. Na agricultura, a ciência da computação combinada à biologia permite o melhoramento de plantas – é possível alterá-las geneticamente e, assim, torná-las mais resistentes a determinado ambiente, por exemplo – e o combate mais eficiente das pragas.

Fonte: Globo Universidade

Google+ recebe 1,8 milhão de visitas e cresce 283%, diz estimativa

Números se referem ao tráfego da semana encerrada em 16 de julho.
Rede social foi lançada no final de junho para concorrer com Facebook.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/06/28/untitled-2_.jpg
A rede social Google+ recebeu 1,8 milhão de visitas no total na semana encerrada em 16 de julho, de acordo com uma estimativa realizada pelo serviço “Hitwise”, que calculou o tráfego do domínio plus.google.com. O número é 283% maior que na semana anterior.

Em uma base diária, a estimativa de visitas teve seu pico na última quinta-feira (14), com 317 mil acessos. O número caiu para 226 mil em 18 de julho, último dia que os dados foram levantados. A maioria do tráfego do Google+ (56%) vem de outros sites do Google, sendo que a ferramenta de busca responde por um terço desse número (34%). Outros 21% vem do serviço de e-mail.

Conforme os dados do Hitwise, 57% dos usuários cadastrados no Google+ até 16 de julho são homens e 38% têm entre 25 e 34 anos. E, entre as cidades mais presentes na rede social, todas são dos Estados Unidos: Los Angeles, Nova York e San Francisco.

De acordo com o site "TechCrunch", os números do Hitwise sugerem que, mesmo o Google+ tendo milhões de usuários cadastrados, apenas uma pequena porcentagem realmente usa a rede social. O número de 1,8 milhão se refere a acessos, e não visitantes únicos.

O Google lançou a rede social Google+ para concorrer com o Facebook no dia 28 de junho. O objetivo é transformar os serviços da empresa em uma grande rede, de acordo com a companhia. Na terça-feira (19), o Google lançou para o sistema operacional iOS, utilizado no iPhone, iPad e iPod touch, o aplicativo do Google+.

Fonte: G1

domingo, 24 de julho de 2011

R2-D2 Flash Drive

http://digitaldrops.com.br/drops/wp-content/uploads/2011/07/R2-D2-USB-Flash-Drive.jpg

O R2-D2 USB Flash Drive é super bem feito em silicone de qualidade com detalhes em relevo e mede 6,2 cm de altura. O flash drive USB 2.0 está disponível em três tamanhos: 4GB, 8GB ou 16GB e é compatível com Windows e Mac OS.

O R2-D2 Flash Drive custa de US$16,99 a US$34,50, dependendo da capacidade, na USBGeek.

Fonte: Digital Drops

sábado, 23 de julho de 2011

Tablets podem ganhar HD interno para expandir memória até 320 GB

'Momentus Thin' é o primeiro disco rígido fino para esse mercado.
Fabricado pela Seagate, dispositivo rompe barreira dos 64 GB nos gadgets.

A Seagate, fabricante de dispositivos de armazenamento, lançou o primeiro disco rígido para tablets. Com 7 milimetros de espessura distribuído em um corpo de 2,5 polegadas, o "Momentus Thin" está disponível com capacidades de 160 GB, 250 GB e 320 GB e velocidade rotacional de 5.400 RPM e 7.200 RPM.

O desempenho e a capacidade do Momentus Thin são importantes complementos para a velocidade dos tablets, que pode oferecer de cinco a 20 vezes mais capacidade do que as disponíveis no mercado e ter melhor custo-beneficio para o consumidor.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/07/22/momentus_thin-620.jpg

A empresa Archos, que atua no mercado de áudio portátil, e agora especializada em tablets, é a primeira fabricantes a utilizar o dispositivo em seus tablets, o Archos 80 G9, com tela de 8 polegadas, e o Archos 101 G9, com tela de 10 polegadas. Eles têm lançamento previsto para setembro de 2011.

A Seagate oferece, por enquanto, o Momentus Thin somente aos integradores e a previsão é que o produto esteja no mercado brasileiro ainda neste ano.

Fonte: G1

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Toyota propõe janelas touchscreen

Tecnologia proporciona interação entre o passageiro e a paisagem.

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,53745485,00.jpg

Engenheiros e designers da Toyota Europa divulgaram o estudo de uma janela futurista, sensível ao toque e que reproduz informações ou permite interação inédita com o ambiente externo. O sistema, desenvolvido em parceria com profissionais do Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID), pode até ampliar imagens com movimentos simples com os dedos.

Batizado de “Window to the World” (Janela para o Mundo, em português), o sistema é claramente voltado às crianças, com projeção de dados como a distância percorrida e até indicação dos nomes dos objetos “enquadrados”, como casa, telhado, grama, árvore, etc. E como num tablet desses modernos, basta afastar simetricamente os dedos para ampliar a visão. A montadora não projetou quando a tecnologia chega ao mercado. Veja o vídeo!

Quadricóptero Ar Drone Verde/Laranja - O Lançamento Mais Quente do Ano

http://www.coisasgeniais.com.br/eshop.admin/imagens/coisasgeniais/Thumbs/TN500_111.png


http://www.coisasgeniais.com.br/eshop.admin/imagens/coisasgeniais/Thumbs/TN500_111a.jpeg


http://www.coisasgeniais.com.br/eshop.admin/imagens/coisasgeniais/Thumbs/TN500_111b.JPG


http://www.coisasgeniais.com.br/eshop.admin/imagens/coisasgeniais/Thumbs/TN500_111c.jpeg


http://www.coisasgeniais.com.br/eshop.admin/imagens/coisasgeniais/Thumbs/TN500_111d.jpeg


Chega no Brasil o lançamento mais quente da Europa e Estados Unidos. O AR Drone Quadricóptero é a última e mais revolucionária aeronave de controle remoto, que faz a cabeça em idades de 13 a 100 anos. Não ouse chamar isso de brinquedo. É só bater o olho no Ar Drone e pronto você vai ficar alucinado. A primeira vista o AR Drone parece um helicóptero diferenciado, com 4 hélices com 4 motores. Conhecido como quadricóptero ele é muito mais do que pilotar qualquer helicoptero de controle remoto.


Comunicação e controle é o que faz do AR Drone único. Ele se conecta através de sinal de rede WIFI e envia imagens filmando e fotografando de suas duas câmeras para seu controle que é… pasme: feito pelo seu Iphone, Ipad, Ipod ou seu celular com Android, trazendo uma real experiência em pilotar seu helicóptero.


No celular ou Ipad, você vai ter o controle de mexer para onde a câmera está apontando somente com o toque de seus dedos, além de filmar e fotografar imagens impressionantes das alturas. Outra coisa incrível é que ele é compatível com o acelerômetro do seu aparelho e pode ser controlado pela inclinação do aparelho, tornando a pilotagem muito mais natural que em um joystick comum.


Pilotar helicópteros de controle remoto sempre foi muito difícil o que requer muita prática diferentemente do AR drone, a um simples toque ele decola e se estabiliza no ar e tem função piloto automático.

Imagine isso: você esta no seu quarto e quer saber o que está acontecento na sala, simples, decole com seu AR Drone e pilote-o até a sala.

Câmeras no Ar Drone

O Ar Drone vem equipado com duas câmeras. A câmera frontal tem 93 graus de inclinação wide, que grava imagens a 15 fps. Em tempo real o vai lhe mostrar exatamente o quadricóptero vê em resolução VGA. Isso da a habilidade a você de pilotar o AR Drone mesmo em lugares onde você não está. A outra câmera localizada na parte inferior é uma câmera de alta velocidade que filma a 60 fps com 64 graus. Tudo gerenciado pelo sistema linux dentro do AR Drone, a segunda câmera é conectada a um sistema de guia por inércia proveniente do MEMS (microelectromechanical systems), são 3 eixos de acelerômetro e 2 eixos de giroscópio, e também 1 eixo de giroscópio de precisão yaw. E adicionando o AR Drone é equipado com um ultrasom de altidude que combinado com o sistema de guia de inércia, que mantém o vôo estável e e compensa variáveis como sobrepeso e turbulência de vento.

Bateria no AR Drone

Com toda essa tecnologia incorparada, é Esperado que o AR Drone comsuma muita energia, no entanto não é verdade. Ele é controlado por processadores CMOS que são ideias para Gadgets movidos a bateria. A fonte de alimentação do AR Drone consiste em uma bateria de lithium de 3 células, que é recarregável. O AR Drone utiliza baterias do tipo LiPo que reduz o peso e traz uma incrível performance. Quando totalmente carregada a bateria lhe proporciona 15 minutos de vôo initerruptos. Se a bateria estiver acabando durante o vôo o AR Drone aciona o piloto automático e faz o pouso sozinho. E a bateria leva somente 90 minutos para recarregar.

Motores do AR Drone

Como o AR Drone tem 4 hélices, ele tem que ter 4 motores independentes com uma rotação de 3500 rpm. Para isso ele é equipado com a melhor tecnologia existente, podendo viajar numa velociade máxima de 18 km/h.

Características de Segurança

O AR Drone pode ser usado em ambientes internos e externos, para ambientes internos ele acompanha essa proteção que fica ao redor das hélices, que pode ser removida para pilotar em ambientes externos.

O Chassi do AR Drone é feito de tubos de fibra de carbono e plástico PA66, conhecido pela sua rigidez e baixo peso.

Outra função impressionante é o piloto automático, que pousa a aeronave automaticamente se o AR Drone fica for a de alcance do controle ou acaba a bateria.

Conexão

A conexão entre seu Iphone ou outro aparelho é muito simples, o AR Drone emite um sinal de rede WIFI, é só conectar e pronto. O software de gerenciamento é grátis e pode ser baixado diretamente no seu aparelho.

Jogos de Realidade Aumentada no AR Drone

Se voar com AR Drone já não é divertido por si mesmo, ele vem com diversos jogos de realidade aumentada. Basicamente ele são jogos que imagens são criadas na interface criando um cenário de batalha entre o jogo ou outro AR Drone de um amigo. Hoje em dia existem 3 jogos jogos para o AR Drone: Robot, Drone War e Duel. Tudo isso na tela do seu Iphone, Ipad, Ipod ou celular com Android.

Robot: É uma paisagem de realidade aumentada, onde o piloto do AR Drone vai guerrear com um robô ameaçador. Usando armas, mísseis e táticas especiais para acabar com seu oponente antes que ele acabe com você. Se posicione estratégicamente para evitar ataques e o pegue de surpresa em seus pontos fracos.

Drone War – Jogue contra o cérebro do Drone. Quanto mais progresso você faz mais intenso fica. Fique craque para ficar vivo e para arrasar o inimigo.

Duel – Exatamente como o nome diz, jogue contra um amigo com outro AR Drone. Seja jogando com um amigo ou se ver outro AR Drone, você pode lutar até a morte. Utilize seu armamento e e táticas para vencer.

Durante a batalha, a câmera frontal fica constantemente escaneando o ambiente procurando por outro AR Drone. E também podem ser usados Tags 3D onde a câmera irá ler as informações e tornar o jogo ainda mais real.

Informações Técnicas

Dependendo se a proteção externa estiver instalada ou não, o AR Drone pesa 360g até 400g e mede aproximadamente 50cm x 50.

Disponível em 3 cores Azul/Laranja, Verde/Laranja, Amarelo e Laranja. Que são as capas para utilizar em vôos externos as capas para vôos internos são na cor cinza.

O AR Drone tem vídeos tutoriais de como voar com perfeição no You Tube.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

NOMES E PROPÓSITOS

http://www.nomesempresas.com.br/wp-content/themes/press/functions/timthumb.php?src=http://www.nomesempresas.com.br/wp-content/uploads/2009/12/2.jpg&w=240&h=&zc=1

Muitas vezes tive oportundade de participar de grupos de trabalho que buscavam o nome/marca de um produto ou empresa. No particular, também contribui para a escolha dos nomes dos meus/minhas quatro filhos/filhas. Métodos de trabalho e critérios de escolha foram variados. Siglas com as iniciais dos sócios, inversão do nome na língua original, associação com significado pretendido, ideologia, homenagem a entidades, lugares, pessoas. Sempre foi um exercício em que o fácil está acima do difícil.

Fácil quando o nome pareceu óbvio e surgiu imediatamente, sugerido por um dos integrantes do grupo e tomando nossas mentes como "coisa resolvida". Difícil, quando as várias elucubrações soaram inadequadas por dias e semanas e as listas foram se acumulando sem que o grupo sentisse "aquela" sensação de certeza.

Particularmente prefiro os nomes vinculados ao propósito da marca/empresa. Como Carrefour, que se chama assim porque ficava localizado nos trevos rodoviários da França, para atender mais do que uma cidade e rentabilizar o investimento, permitindo a prática de preços mais baixos.

Mesmo nesse tempo, no qual nomes associados a propósitos fazem pouco ou nenhum sentido porque um número muito grande de empresas, marcas e pessoas parecem movidas apenas por dinheiro, seguimos buscando mais um que sinaliza um empreendimento orientado para o incremento de negócios.

Fonte: Giro News

Consumo cultural no Brasil

De acordo com pesquisa organizada pelo Consumers International, o País é o quarto pior colocado no acesso a serviços e produtos culturais.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsHkUzDeJjEYHniB4Zx4mLAUbBJEKbYIfo-vSJujYWsMb9hSfReXOmfPQrNVEZnMyUZEx-JohGy9f1SPo0H1GtFG1N9ts51TD0ZXpVAODNEi6gyrIsGlsWQQkxZuu0S9KYnFqWxRIYDb87/s1600/consumo.jpg

A entidade internacional Consumers International, federação que congrega entidades de defesa do consumidor em todo o mundo - como o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e a Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, entre outros – realizou uma pesquisa sobre direitos autorais e propriedade intelectual em diversos países.

A pesquisa, denominada IP Watchlists 2011, considerou as possibilidades trazidas pela legislação autoral no que se refere ao acesso a serviços e produtos culturais por parte dos consumidores; as exceções e limitações das obras para usos educacionais; a preservação do patrimônio cultural; a utilização privada dos bens culturais; a acessibilidade; e a adaptação da lei aos novos modelos digitais.

De acordo com o relatório, os países em desenvolvimento são os que possuem as leis mais prejudiciais ao consumidor.

A lista deste ano dos dez países com a pior colocação em relação à restrição de direitos dos consumidores no acesso a serviços e produtos culturais é liderada pelo Japão, seguido por Egito, Zâmbia e Brasil. Na sequência aparecem Argentina, Tailândia, Quênia, Reino Unido, Jordânia e Chile. No ano passado, o Brasil havia ficado na sétima posição na pesquisa.

Um das considerações de destaque no relatório é a crítica à punição excessiva imposta aos consumidores, que ao realizarem tarefas cotidianas – como transferir arquivos para uso pessoal de um equipamento para outro - são considerados infratores, segundo a lei.

Por outro lado, a lei não prevê qualquer punição prevista aos fornecedores que cerceiam os direitos do consumidor, como acontece nos casos em que este necessita fazer uma cópia para estudo.

No quesito educação, o Brasil se mantém entre os países com a pior nota, pelo fato de a lei de direitos autorais não permitir a cópia para uso educacional ou científico.

O relatório também cita que as reformas planejadas para a Lei de Direitos Autorais (LDA) no Brasil podem estar entre as primeiras a prever uma solução real para os consumidores que têm seus direitos restringidos pelos fornecedores, coibindo qualquer prática que impeça o exercício dos direitos do usuário.

No último ano, dia 23 de março, o Ministério da Cultura, finalmente, tornou público o texto da reforma da Lei de Direitos Autorais. Entretanto, parece que o novo Ministério não vê muita prioridade nessa reforma e dá indícios de abandono da causa.

Se isso de fato acontecer, é bem provável que no relatório de 2012 o Brasil apresente uma posição no ranking ainda pior, demonstrando o seu retrocesso no processo de democratização dos direitos autorais.

Fonte: CosmeticsOnline

Lego lança linha de produtos escolares

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWcoxHTV_a8G2-_0NkguwZMeZf-2uKifSBqYIXyHpnCm6-XA6dRkiXCKfIELsrEpjCTz70qyt6dVgyUFUgf1i4MJPotYEvx8d3y56EKUIMmvBVGKxjp0uTI5GcmmTvGebPD6cTva_-Tek/s1600/Lego+lan%25C3%25A7a+linha+de+produtos+escolares.jpg

A Lego aproveita o período de volta às aulas para aumentar as vendas. A marca lançou uma linha de acessórios escolares, com blocos de nota, borrachas, lápis, giz de cera e porta-objetos. Os produtos estão disponíveis apenas na Lego Store.

Fonte: PDV News

quarta-feira, 20 de julho de 2011

LIFEBUOY APRESENTA SABONETE COM VITAMINAS A E E

http://www.gironews.com/showIMG.asp?l=250&path=/images/noticias/NOTICIA-10755-1.JPG

A Lifebuoy amplia sua linha de sabonetes antibacterianos e lança no mercado brasileiro o Vitaprotect: uma versão com nova fragrância, que contém ainda vitaminas A e E. Segundo a fabricante, a nova variante, também apresenta ação que elimina até 99,9% das bactérias. A marca desenvolveu a fórmula exclusiva com o sistema Active5, outro elemento presente neste lançamento, que garante 100%melhor proteção contra bactérias.

Fonte: Giro News

Fiat usa Garfield em anúncio de oportunidade

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBlDNo0b2Zpr4-Hi-3VpayOhs9z1dCR6MNzCGM0FcKquOEjYBs1RLuJxlIU1OIkrv2k94pGn5nrsy6iOkAtpLa0DIXJv8AX70VuOdCvgZXed4ZK2jE6qwMi08aXiECEHmHXJr4twO9KMw/s1600/Fiat+usa+Garfield+em+an%25C3%25BAncio.jpg

A Fiat comemora os resultados do lançamento da campanha de 35 anos da montadora no Brasil com anúncio de oportunidade, criado pela Agência Fiat, voltado para o trade de propaganda e marketing.

A campanha, que leva a assinatura "Fiat 35 anos. Movidos pela paixão. Movidos pelos brasileiros", teve início no último dia 5 com a veiculação do filme “Movidos”. O roteiro mostra várias cenas que explicam o que move diferentes personagens e tem um desfecho que lança a pergunta: “A Fiat é movida por você. É cada um dos brasileiros que move a Fiat a ser líder de mercado há 9 anos. Por isso, nestes 35 anos, a gente quer saber: #oquetemove?”

Fonte: PDV News

Gestão em P&D - Cadastro de matérias-primas

Em P&D, é difícil imaginar erro mais grosseiro do que receber uma amostra de matéria-prima ou essência e encaminhá-la diretamente à bancada.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRKoumq_odOJ4l2PIgj8GJWP68JafG9ze9t4iuMc9fFantloDZ1&t=1

A elaboração e a manutenção de um cadastro padronizado de matérias-primas é absolutamente indispensável. Pouco se fala sobre cadastro de matérias-primas, por isso vamos definir bem o que é isso. Cadastro de matérias-primas é o conjunto de informações referentes a esses materiais. Todo o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) deve ter, obrigatoriamente, uma gama de informações dos ingredientes utilizados. Por motivos operacionais e lógicos, essas informações devem estar distribuídas em campos específicos, como um formulário. Essa “setorização” de informações é indispensável e estratégica. São informações essenciais do cadastro de matérias-primas:

- Descrição

- Código

- Nomenclatura INCI e referência oficial

- Teor de ativo e diluente

- Função principal

- Especificações

- Literatura técnica

- Custo

- Fornecedores aprovados

- Anotações e observações

Se o cadastro de matérias-primas estiver incompleto ou incorreto, prepare-se: inúmeros problemas vão aparecer.

Descrição - apesar de esta ser uma anotação óbvia e obrigatória, é fundamental que esteja padronizada sua forma de preenchimento, eliminando dúvidas e confusões.

Uma das dúvidas mais recorrentes é como fazer a descrição: deve-se colocar o nome químico ou o nome comercial? As duas maneiras podem ser usadas, mas deve ser observado que, quando for usado o nome comercial, os dados e a referência serão especificamente referentes àquele material. É errado utilizar uma marca comercial no cadastro e usar o produto de outro fornecedor na hora de preparar uma amostra. Essa “interpretação” pode causar erros na bancada. Ao se utilizar o nome químico, a descrição torna-se mais abrangente, pois podem ser listados como itens internos os nomes comerciais utilizados ou aprovados por vários fornecedores. Temos de lembrar que os itens relacionados a uma mesma descrição devem ser idênticos e compatíveis com as especificações estabelecidas para ele.

Vamos aos exemplos práticos. Ao se cadastrar cloreto de cetrimônio, devem ser separados, em registros diferentes, o com teor de ativo de 25% do com teor de 50%, porque são produtos diferentes. Mas há casos em que a diferença é sutil e pode enganar os técnicos. Isso pode acontecer quando existe registro de lauril éter sulfato de sódio com teor de ativo 26-28% em seu cadastro, e você recebe uma amostra de um lauril éter sulfato de sódio a 26-28%, porém com perfil de especificação diferente (como teor de íons). Nesse caso, um novo registro no cadastro deve ser criado. O caso de blends é diferente, porque existem alguns tão diferenciados que é praticamente obrigatório usar o nome comercial.

Outra regra importante é a forma de escrever e o uso de abreviações. Em informática, “cloreto de cetrimônio” é diferente de “cloreto de cetrimonio” (sem acento) e de “clor. de cetrimônio” (abreviado). Isso é denominado de integridade referencial, e, como a informática vai chegar mais cedo ou mais tarde, é fundamental padronizar a forma de escrever o nome do ingrediente, especificando a acentuação e, se forem adotadas, as abreviações. Às vezes, é interessante anotar o teor de ativo na descrição, para diferenciar quando há o cadastramento de um mesmo ingrediente com teor de ativo diferente.

Outra observação importante: jamais cadastre uma matéria-prima com a mesma denominação de um grupo de materiais. Portanto, é absolutamente errado e inadequado cadastrar cloreto de cetrimônio como “quaternário de amônio”.

A adoção da nomenclatura INCI pela Anvisa foi um passo importante na padronização da forma de cadastramento, porém essa descrição deve ter caráter complementar. Designar como descrição principal de uma matéria-prima sua denominação INCI pode gerar problemas, como no caso de blends. Lembre-se sempre de conferir o INCI Name quando for cadastrar um novo material. Além de ser uma obrigação regulatória, com recursos da informática será possível “linkar” uma descrição com o INCI Name, seja uma substância simples, seja um blend. Esse recurso, quando é bem empregado, elimina muitas tarefas e muitos erros.

Então podemos resumir os seguintes critérios para denominar as matérias-primas:

1. Se usarmos o nome comercial na descrição, a amostra deve ser única e exclusivamente do material descrito

2. Se usarmos nomes químicos ou comuns, todos os itens incluídos nessa descrição devem enquadrar-se em suas especificações

3. Padronize o uso de acentuação e abreviações

4. Jamais designe um material com a denominação do grupo a que este pertence

5. Ao registrar um novo material em seu cadastro, confira cuidadosamente o INCI Name. Utilize essa descrição como complementar.

Fonte: CosmeticsOnline

PRÊMIO EMBALAGEMMARCA 2011

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/destaque-premio.jpg
As inscrições para a quinta edição do Prêmio EmbalagemMarca - Grandes Cases de Embalagem, um dos mais importantes eventos do setor de embalagens no Brasil, estão abertas até o dia 19 de agosto. A inscrições estão disponíveis para empresas que lançaram embalagens entre 1 de janeiro de 2010 e 30 de junho de 2011. As inscrições e o regulamento estão no site www.grandescases.com.br e a cerimônia de entrega dos troféus está agendada para o dia 18 de outubro, no Centro Universitário SENAC, em São Paulo.

Fonte: Giro News

McDonald's aposta nos Smurfs

Marca investiu de 20% a 30% mais em novos brinquedos do que em outras ações do ano.

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/34041/size_140_smurfs.jpg?1310406520

Os Smurfs, famosas criaturas azuis que fizeram parte da infância de muitas gerações, estão de volta. A partir desta quinta-feira (14), o McLanche Feliz, do McDonald's, traz novos brinquedos inspirados nos personagens, criados pelo desenhista belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo.

Roberto Gnypek, diretor de planejamento e marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina, lembra que a novidade acontece no período do lançamento do filme “Os Smurfs”, que começa a ser exibido em agosto no Brasil. Além disso, ele afirma que a rede resolveu investir nos Smurfs pois acredita que agradará tanto as crianças, que estão tendo o primeiro contado com os personagens; como os jovens adultos, pois os remetem à infância.

Segundo Gnypek, a marca está investindo de 20% a 30% a mais no lançamento dos brinquedos do que destina para as outras ações do ano. Ele conta que as férias de julho são muito importantes e a empresa procura apostar no período, sempre com propriedades relevantes que agradem toda a família.

Na primeira fase, que tem duração de quatro semanas, serão oito pelúcias do Papai Smurf, Smurfette, Desastrado, Arrojado, Ranzinza, Gênio, Apavorado e Fominha. Os bonecos têm velcro nas mãos, o que permite que um seja afixado ao outro, formando uma família. Na segunda fase da ação, que começa em agosto, os personagens serão de plástico.

Ainda como parte da estratégia, o McDonald’s desenvolveu um novo sabor de calda para as sobremesas geladas da rede. A novidade é a Calda de Blueberry que, no desenho, é a fruta preferida dos Smurfs. Os restaurantes também têm decoração inspirada no tema. A ideia é reproduzir a vila dos Smurfs, com materiais como display de fotos, adesivos e outras ações. Para complementar, foram desenvolvidos no site da empresa jogos com os personagens azuis. O executivo explica que, com esta campanha, a marca quer proporcionar uma conexão emocional com as crianças e momentos de diversão para toda família.

Para divulgar os lançamentos, começa a ser veiculado nesta quinta-feira (14) um comercial criado pela Taterka, que segue a mesma linha do longa-metragem. Nele, os Smurfs interagem com os vendedores da rede, atendendo os clientes. A campanha será veiculada em TV aberta, fechada e cinema.

Fonte: PropMark

Nestlé abre fábrica de chocolates para visitação

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV_FHXrh1K681i2fohfDDrrimS_cMop0UM4QHgkSM-V1XFyLrMk11QPmybyr_viaidQipdk5Wj2sJ73XkYZyuwfoZXA-bE5o5sEfB164SEzjBJIlwh_Y-bSvb09OIE8j54ZP5Ul8vFeH4/s1600/Nestl%25C3%25A9+abre+f%25C3%25A1brica+de+chocolates+para+visita%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg

A Nestlé abriu as portas de sua fábrica de chocolates, em Caçapava, no interior de São Paulo, para que consumidores possam conhecer o processo de fabricação dos produtos na Tour ChocoloVer.

O percurso, que conta com onze etapas, totalizando 1,2 km, mostra desde a floresta cacaueira, passando pela preparação da mistura que se transforma no produto final, moldagem e recheio.

Tudo é ambientado com painéis interativos, sonorização, apresentação de filmes que relembram a história dos principais chocolates da marca, com destaque para Alpino, Nestlé Classic e Suflair.

O programa de visitação, que tem em torno de uma hora e meia de duração, termina em uma loja com todos os chocolates Nestlé comercializados no Brasil, onde é possível, por exemplo, “customizar” a Caixa de Especialidades, já que os bombons serão vendidos individualmente.

Fonte: PDV News

terça-feira, 19 de julho de 2011

Um em cada três carros no País será importado

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,20296281,00.jpg

A importação de carros este ano vai ser a maior da história da indústria automobilística brasileira. A participação nas vendas, que era de 5% em 2005, deve chegar aos 23%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse índice, porém, é considerado conservador por analistas, para quem modelos feitos em outros países devem responder por quase um terço do mercado, o equivalente a 1 milhão de veículos - mais que a produção da Volkswagen, maior fabricante do setor, que foi de 826 mil unidades em 2010.

Com o câmbio sobrevalorizado, metalúrgicos fazem passeatas por temerem perda de vagas e montadoras reivindicam do governo Dilma Rousseff medidas para melhorar sua competitividade e enfrentar os preços mais atrativos dos importados.

Em 2010, o País importou 660 mil veículos (18,8% das vendas). Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, a produção local desses carros teria gerado 103 mil empregos na cadeia automotiva.

O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, teme que o mercado seja abastecido prioritariamente por importados. Ocorre que as próprias montadoras são as maiores importadoras. No primeiro semestre, foram importados 390 mil veículos, 38% a mais que em 2010. Desse total, só 90,3 mil foram trazidos por importadores sem fábricas locais, como a coreana Kia, as chinesas JAC e Chery e as alemãs Audi e BMW.

O investimento de US$ 11,2 bilhões para o período 2010-2012 anunciado pela indústria automobilística não convence os metalúrgicos. "As empresas que estão vindo para cá não são produtoras de automóveis, mas sim meras montadoras que vão trazer o produto pronto dentro de caixas e aqui só vamos apertar parafusos", diz Nobre.

Fonte: Istoé Dinheiro

VENDA DE ANTIBIÓTICOS DESPENCA COM NOVA REGRA

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2010/10/antibioticos.jpg

A exigência de receita médica para a compra de antibióticos no Brasil reduziu significantemente os volumes de venda desses medicamentos entre dezembro e maio. A queda é da ordem de 27%, considerando a média mensal comparada a novembro, último mês antes da entrada em vigor da medida da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que aconteceu no dia 28 daquele mês. O levantamento foi feito pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo), com base nos 50 principais antibióticos consumidos no país.

Fonte: Giro News

Avon lança colônia Carros 2

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiz6kNS8XpiIUL8Y8gb7oIgW6k2sH5oF6p7aWyA90KSJFi4MtWPugnNkY1C-yeEtTFbywkZejvw59KFOdl0n4wGlr7vRgw_Nny20JU5zLXD5ZAnOuOMGjb9E5LsbqCCLDSvyb8WoaLkoxM/s1600/Avon+lan%25C3%25A7a+col%25C3%25B4nia+Disney+Pixar+Carros+2.jpg

A Avon aproveita a chegada de Carros 2 aos cinemas este mês para ampliar a linha de produtos relacionada ao filme. A colônia infantil Disney Pixar Carros 2 foi desenvolvida especialmente para meninos e combina a fragrância de folhas verdes, madeira e almíscar.

O frasco recebeu o design exclusivo inspirado no formato de um pneu e a tampa remete a um parafuso. O lançamento se une aos produtos da coleção Avon Disney Carros, como gel para cabelos e shampoo 2 em 1, e está disponível em vidros de 50ml, ao preço sugerido de R$ 25,00.

Fonte: PDVNews

Embale Certo - Embalagem e Sustentabilidade

Ações sustentáveis no que diz respeito às embalagens vêm sendo colocadas em prática, mas ainda de maneira tímida

http://markacriativa.files.wordpress.com/2011/06/embalagem.jpg?w=300&h=293

Quando se trata de meio ambiente, poluição, efeito estufa, ecossistema e reciclagem, a palavra que já nos acostumamos a ouvir é “sustentabilidade”. Mas, o que é mesmo sustentabilidade? Será que ela vai resolver ou, pelo menos, minimizar os problemas do mundo, despoluir rios, reduzir a poluição ambiental, reflorestar as áreas desmatadas e acalmar a mãe natureza?É um pouco tarde para consertar o que o homem devastou.
Contudo, é preciso fazer algo para, ao menos, tentar frear os estragos que tem sido feitos. No que nos diz respeito, produzir cosméticos de maneira sustentável é o que podemos fazer para contribuir para o sucesso desse processo. No entanto, ao fabricamos cosméticos cuja fi nalidade é embelezar, proporcionar prazer, aumentar a autoestima das pessoas e fazer o mundo mais feliz, não estamos, de certa forma, também praticando a sustentabilidade? Como o nosso assunto é embalagem, prefiro deixar essa resposta para os usuários “ecoconscientes”. No que se refere à embalagem, já estamos tomando algumas medidas, mas ainda há muito para se fazer. Existe uma discussão interessante, na qual cada segmento que produz embalagem se defende, dizendo que seu processo é sustentável e não polui. O setor vidreiro e o de cartonagem empunham, com razão, fortemente essa bandeira. Toda a culpa do mundo recai, portanto, sobre o setor produtor de plástico, o qual não tem como defender-se, pois produz o tipo de embalagem que mais polui. Não podemos, no entanto, colocar toda a culpa nos fabricantes de plásticos, se o restante da cadeia também não trabalha para minimizar esse impacto. O setor plástico já vem buscando e usando alternativas sustentáveis, como o ecoplástico, um “plástico verde” derivado de vegetais, cujo tempo de degradação é infinitamente menor em relação aos derivados do petróleo. Por outro lado, é sabido também que alguns tipos de plástico podem ser reciclados e outros não, e que alguns plásticos emitem gases poluentes durante seu processo de fabricação e outros não. Com os poucos exemplos acima, já começamos a perceber que é possível colaborar com o processo de sustentabilidade. O governo também vem fazendo a sua parte, com a lei que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. É claro que essa é uma lei que ainda precisa ser melhorada e lapidada, pois tem muitos pontos falhos. Mas, de certa forma, ela já obriga o setor a convergir para o caminho da sustentabilidade. Vale mencionar a política de logística reversa, na qual a responsabilidade, no que diz respeito à embalagem, é de toda a cadeia e não apenas do fabricante. Outra ação que une o útil ao agradável é a redução no peso nas embalagens, que permite aos fabricantes reduzir o peso sem descaracterizar ou prejudicar seu conteúdo. Com isso, a quantidade de embalagem por produto descartada no meio ambiente é menor, principalmente no caso dos plásticos não recicláveis. Nesse caso, unir o útil ao agradável significa que, juntamente com a redução de peso, vem de brinde uma obrigatória redução no custo da embalagem – o que incentiva sobremaneira os empresários. Esse é o tipo de ação que o mundo mais tem praticado e temos diversos exemplos no mercado cosmético. Outro ponto interessante é não comprar de um fornecedor que fique muito distante da fábrica. Além do valor do frete, que normalmente é embutido no preço da embalagem, existe também a poluição que é emitida durante o transporte: quanto maior a distância entre o fornecedor e a fábrica, maior será a quantidade de resíduos poluentes emitidos e que aumentam o efeito estufa. O uso do “monomaterial” nas embalagens também é uma ação que colabora com a preservação do meio ambiente, quando essa embalagem pode ser reciclada. Alguns exemplos do que chamamos de embalagem composta de monomaterial são: tampa (polipropileno), rótulo (polipropileno biorientado) e frasco (polipropileno). Como têm a mesma composição e são recicláveis, eles podem ser descartados juntos, sem necessidade de separação prévia. Também é de fundamental importância nesse processo o destino que as empresas fabricantes de cosméticos dão às suas embalagens com defeito; aos restos de produtos do processo de envase; às devoluções de produtos vencidos; e aos produtos envasados e contaminados. O correto é encaminhar esses itens às empresas especializadas e autorizadas pelos órgãos ambientais. É preciso, porém, verificar e essas empresas têm Certificado de Aprovação de Destinação de Resíduos Industriais (Cadri) – também conhecido como certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental – e se esse Cadri não está vencido, pois, embora a embalagem esteja sendo descartada por uma empresa especializada, a empresa de cosmético é co-responsável pela destinação desse item. Na verdade, as ações de sustentabilidade no que diz respeito às embalagens ainda são muito tímidas. No entanto, a conscientização, aliada à criatividade dos nossos técnicos, nos permitirá, em breve, dizer que fabricamos cosméticos para aumentar a autoestima das pessoas e que fazemos um mundo mais feliz de maneira sustentável.

Fonte: CosmeticsOnline

Coca-Cola Zero lança campanha “Quanto mais zero, melhor” no Brasil

Filme foi criado pela Ogilvy Brasil para toda a América Latina; estratégia online é da Gringo

http://www.propmark.com.br/publique/media/cocacolazerocampanhanova.jpg

A Coca-Cola Zero traz ao Brasil o filme que marca sua mais recente campanha, intitulada “Quanto mais zero, melhor” e que explora a mensagem de que a marca torna possíveis as experiências mais incríveis. O comercial foi criado pela Ogilvy Brasil para ser veiculado por toda a América Latina, que teve estreia regional na última quinta-feira (14), com adaptação da JWT.

Intitulado "Mecânico", o filme mostra um jovem que teve sua viagem interrompida com seu carro enguiçado. À beira da estrada, ele é surpreendido com experiências cada vez mais interessantes e improváveis, que aumentam a cada novo gole na sua Coca-Cola Zero.

A estratégia de comunicação também conta com ações na internet, desenvolvidas pela Gringo. O site do refrigerante e a tab da marca no MSN Messenger vão apresentar conteúdos relacionados ao comercial, como wallpapers, emoticons, papéis de parede e ringtones, além de exibirem o próprio.

Fonte: PropMark

Habib’s dá jogos americanos em parceria com a Coca-Cola

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-nSO_xOMNiID38m1rbpImrYLzOgWff276f2yZLMC1lA42MRN9Z7FdPz2wZ3qerbftaiao5hDbvVWFPblPnMcuU5rB9SfREWiYxKK0_9iN0uiFZFAKxHHoBv0saEgl_0e452afOGXoOns/s1600/Habib%25E2%2580%2599s+d%25C3%25A1+jogos+americanos+em+parceria+com+a+Coca-Cola.jpg

O Habib’s fechou uma parceria com a Coca-Cola para promover a ação “Existem razões para acreditar. Os bons são a maioria”.

Os consumidores que pedirem um sanduíche Beirute, acompanhado de um copo de Coca-Cola de 300ml e uma sobremesa, ganham uma peça de jogo americano temática. São seis versões de arte, que formam uma coleção, e podem ser adquiridas até o fim do mês.

Fonte: PDVNews

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nespresso para bebês

Nestlé leva hábito de consumo que rende US$ 3,9 bilhões ao ano para novos nichos de mercado.

Sucesso entre os consumidores de alta renda, principalmente na Europa, as cápsulas de café Nespresso já são responsáveis por um faturamento de US$ 3,9 bilhões para a Nestlé. A empresa suíça quer levar esse novo – e caro – hábito de consumo para outros segmentos. O primeiro deles foi o de chá com a máquina Special T, lançada no ano passado. Agora, chegou a vez das mamadeiras. A máquina funciona de forma parecida às de café expresso, mas sua finalidade é preparar leite.

http://content-portal.istoedinheiro.com.br/istoeimagens/imagens/mi_1804253225902124.jpg

Basta colocar uma cápsula de leite em pó no equipamento – batizado de BabyNes – e esperar pela mistura, que será despejada em uma mamadeira. A novidade é comercializada por ora na Suíça (o preço da máquina é US$ 300) e deve chegar ao mercado global a partir de 2012. O novo negócio poderá somar US$ 600 milhões anuais ao caixa da empresa em dois anos, segundo informações da Bloomberg. A aposta da Nestlé no novo modelo de negócio explica-se pelo desempenho do Nespresso em todo o mundo.

Desde 2008, as vendas de equipamentos e cápsulas de café cresceram em média 30% ao ano. Criado em 1986, o Nespresso ficou restrito à Europa durante duas décadas. Brasil e Estados Unidos, por exemplo, ganharam a primeira butique de vendas há cinco anos. A primeira loja no País foi inaugurada nos Jardins, bairro de alta renda de São Paulo. Assim como na Europa, as cápsulas viraram febre entre os consumidores. Hoje, já são dez pontos de venda, mais do que no mercado americano, onde há oito lojas.

http://content-portal.istoedinheiro.com.br/istoeimagens/graficos/gr_1804283715655156.jpg

O Nespresso segue a fórmula da lâmina de barbear Gillette. As cápsulas de bebidas só funcionam na máquina da Nestlé. Isso cria um consumidor cativo ao produto. “Além disso, a Nestlé vende os produtos, tirando o varejo da jogada”, diz Maurício Morgado, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Não há ainda previsão de quando a BabyNes será vendida no Brasil. O desafio da Nestlé será convencer os pais. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que recém-nascidos sejam amamentados com leite materno.

Rede social para amantes estreia no Brasil

http://www.jobajob.com.br/wp-content/uploads/2011/07/ohhtel-site-amantes.jpg

Ao entrar no site, a primeira coisa que o usuário vê: uma mulher fazendo sinal de discrição. Ao lado dela, uma caixa de seleção permite definir sexo e faixa etária dos demais usuários. Esse é o Ohhtel, primeira rede social desenvolvida especificamente para quem está em busca de relações extraconjugais. Amantes mesmo, de acordo com a linguagem popular.

Oferecendo “uma maneira discreta de ter um caso”, o Ohhtel teve sua interface traduzida para o nosso português, além de ganhar uma vice-presidente exclusiva para cá — embora ela more na Califórnia, Estados Unidos.

Informações no site dão conta de que há mais de 1 milhão de pessoas cadastradas na rede social, entre homens e mulheres. Inclusive há diversos depoimentos de quem utilizou e aprovou essa forma de procurar amantes.

Como a moralidade do Ohhtel pode ser colocada em dúvida com facilidade, a defesa para esse tipo de acusação está mais do que pronta: segundo seus criadores, trata-se de uma rede social como alternativa para o divórcio. Ela seria bastante útil para quem tem um casamento, com família constituída e tudo mais, mas está privado dos prazeres do sexo.

As mulheres que quiserem participar da rede social pode se cadastrar sem custo nenhum. Os homens, por outro lado, pagam uma taxa que garante o “engajamento pessoal” deles na rede.

O valor é de R$ 60 pelo serviço.

Fonte: Job a Job

SARA LEE APOSTA EM VERSÃO SUSTENTÁVEL DE PILÃO

SARA LEE APOSTA EM VERSÃO SUSTENTÁVEL DE PILÃO

A Sara Lee Cafés, multinacional líder no segmento no Brasil, amplia o portfólio de Pilão com um produto sustentável em todo a cadeia produtiva. O Pilão Origem foi desenvolvido com a proposta de minimizar os impactos ambientais do ciclo produtivo e pós-consumo. O novo produto faz parte do projeto Ponta a Ponta do Walmart e estará disponível a partir deste mês com exclusividade em todas as lojas da rede no país e, em breve, em todos os demais pontos de venda.

Fonte: GiroNews

Cresce intenção de compra na internet, diz pesquisa

http://www.portal670.com.br/wp-content/uploads/2011/06/young-family-shopping-3.jpg

Pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a consultoria e-bit mostra que, entre os paulistas que já realizaram ao menos uma compra por meio da internet, 88,3% destes planejam novas compras no comércio virtual, no período de julho a setembro deste ano. O percentual supera os 87% registrados pela mesma sondagem em igual período do ano passado.

O e-commerce segue em direção oposta à do varejo tradicional, em parte pelos preços mais baixos e pelas condições atraentes de parcelamento. Dentre os desejos de consumo dos entrevistados, os principais são os eletroeletrônicos (mencionados por 36,1%), itens de informática (31,9%) e telefonia e celulares (com 27,2%). Foram entrevistados 4.982 internautas do estado de São Paulo.

Fonte: CosmeticsOnline

Brastemp ambienta PDVs com seus produtos retrô

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMZeOoheqULWWuk18JBDARZrrs9p9BTLgMQX7lHV5QUSH8Q2KucO900sj2uFkKqxntCrm2Ory6baPDIFdkoUjBJh-gMTsfy0jSYLrqUPPcTDrxjNmTPpHbs83Uf1V6oKp7DSGmpunxTBg/s1600/Brastemp+ambienta+PDVs+com+seus+produtos+retr%25C3%25B4.jpg

A Brastemp realiza uma ação em parceria com as lojas Fast Shop para divulgar a linha de produtos Brastemp Retrô e aumentar as vendas.

Os PDVs da rede de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília foram ambientadas no estilo anos 50 para expor o fogão, o frigobar e o refrigerador da marca e chamar a atenção dos consumidores.

Fonte: PDVNews

Gelo derretido inspira garrafa da vodca Finlandia

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Finlandia_vodka_redesign-2011-596x1024.jpg

A Finlandia Vodka, marca da britânica Brown-Forman, apresenta uma nova garrafa para sua bebida, apelidada de “gelo derretendo” (melting ice, em inglês). O novo design estrutural da embalagem da bebida finlandesa foi desenvolvido pela agência Hirst Pacific, de Nova York.

A agência tinha a incumbência de celebrar as formas naturais de gelo na nova garrafa, como é feito desde 1970, quando a bebida foi lançada no mercado (veja quadro abaixo). “O gelo foi o objeto central do design da marca da Finlândia desde o início”, afirma Blevins Webb, diretor criativo mundial para Brown-Forman. “Nós queríamos torná-lo um forte elemento que cobrisse toda a superfície da garrafa”, relata o executivo.

“O mais importante é que queríamos melhorar a visibilidade na prateleira e manter a percepção premium da embalagem”, complementa. A marca também fez renascer uma peça icônica de sua história: as renas típicas da Finlândia que enfeitam o logotipo. Elas aparecem na gargalheira sob o “sol da meia noite” (fenômeno típico dos países nórdicos, quando o sol não se põe durante por mais de setenta dias durante o verão, ou seja, não há noites durante mais de seis meses), elemento presente na garrafa desde a primeira versão.

O rótulo foi redesenhado: o tipo de letra foi feito sob encomenda e foi criado um novo logotipo para a marca.

A nova embalagem será lançada no Brasil em setembro.

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/finlandia.jpg

1970 – Garrafa “Frozen Ice”, com design de Tapio Wirkkala. A garrafa transmitia a impressão de uma bebida gelada. O vidro texturizado brilhava como a superfície de um pingente de gelo. O rótulo trazia duas renas brancas se enfrentando sob o sol da meia noite

1990 – Tampa vermelha da garrafa foi substituída por uma azul, que trazia a marca. O vidro ganhou um tom azul claro para aumentar percepção de clareza e pureza. No rótulo, agora três renas aparecem correndo

1998 – Nova garrafa desenvolvida pela Hansen Associates, de San Diego, é batizada de “gelo martelado” (Hammered Ice). A garrafa ficou mais estreita e o rótulo foi substituído por impressão em silk screen diretamente na embalagem. A tampa ganhou a cor prata

2003 – Harri Koskinen, famoso designer industrial finlandês, Wallace Church, designer gráfico de Nova York, e a equipe de design da Finlandia criaram a garrafa “gelo glacial” (Glacial Ice). A textura do vidro imita a sensação de derretimento do gelo

Fonte: EmbalagemMarca

domingo, 17 de julho de 2011

Sacola da Puma dissolve na água em três minutos

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/puma-clever-little-shopper.jpg

A Puma anunciou que vai trocar as sacolas de compras convencionais, de plástico à base de petróleo, por uma 100% biodegradável, feita inteiramente com bioplástico à base de amido de milho. A sacola pode ser dissolvida na água morna (cerca de 60ºC) em apenas três minutos (veja vídeo abaixo). Ao ar livre, ela se decompõe em três meses.

A sacola, batizada de “Clever Little Shopper” (em tradução livre, “Sacolinha de Compras Inteligente”), será utilizada na linha de vestuário da empresa.

Em 2010, a Puma parou de utilizar caixas convencionais de calçados e implantou a “Clever Little Bag” (pequena sacola inteligente). A embalagem, que utiliza papelão e pano e dispensa o uso de sacolas secundárias, foi projetada pelo designer Yves Behar, do Fuseproject Studio. Segundo a Puma, em um ano a mudança gerou economia de aproximadamente 8 500 toneladas de papel e 1,5 milhão de litros de combustível, diminuindo assim a pegada de carbono da companhia.

A empresa calcula que com a nova sacolinha “Clever Little Shopper” irá deixar de utilizar mais de 192 toneladas de plástico e 293 toneladas de papel por ano.

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/puma-clever-little-bag-300x225.jpg

Acesso à internet rápida no País cresce 49% em um ano

http://blstb.msn.com/i/B1/F1FBDF99D260B6EF2DC94B2FA2A.jpg

Com a expansão dos celulares de terceira geração (3G) no mercado brasileiro, o número de usuários de internet de alta velocidade no País cresceu 49% nos últimos 12 meses e chegou a 43,7 milhões de clientes ao fim do primeiro semestre deste ano. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 8,5 milhões de novas conexões de banda larga foram ativadas entre janeiro e junho, o que significa um novo cliente a cada dois segundos.

Mesmo antes da entrada em operação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que promete universalizar o acesso à internet rápida a preços acessíveis, 15,5 milhões de usuários passaram a ter o serviço desde julho do ano passado. O levantamento leva em conta a banda larga fixa e móvel, incluindo modems e celulares de terceira geração.

O serviço móvel foi o que mais cresceu nos últimos 12 meses, com expansão de 67%, chegando a 27,9 milhões de usuários ao fim de junho deste ano. Somente o acesso por celular 3G aumentou 90%, alcançando 21,3 milhões de aparelhos. Já a banda larga fixa se expandiu 26% nesse período, para 15,8 milhões de conexões. Segundo a Telebrasil, somente no mês passado, 1,8 milhão de novos acessos foram ativados em todas as modalidades.

Fonte: Istoé Dinheiro

sábado, 16 de julho de 2011

Itaú deixou páginas do Estadão laranja

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV_0eKr3HQUnladMTe08WwtPR7tIrxOhyphenhyphenyVrWPjio2w04MS-OYc86iQrkYSg7yV_HcjuIXgV0VXImi6E8xKKsXaeHRLWyi6BynsS0FDjii6R2acVN-zh0Z4OGYQ1JmePCk4YkKq6B8KhU/s1600/itau.jpg

Os leitores da Folha e do Estadão tiveram uma surpresa nesta quinta-feira, 14. O Itaú vai alaranjar todas as páginas dos cadernos “Mercado” e “Economia” como uma forma de reforçar o prêmio de “Banco Mais Sustentável do Mundo”, recebido em junho do jornal britânico Financial Times e do IFC (Internacional Finance Corporation).

Logo na capa, um anúncio de meia página traz a seguinte mensagem: “O Itaú foi eleito o banco mais sustentável do mundo e para comemorar com você, hoje o jornal sai com a nossa cor”. A cor laranja faz referência também ao próprio tom usado no tradicional jornal inglês.

Fonte: PDV News

Mabel reedita embalagem de 1975

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/MabelRetro.jpg

A Mabel, tradicional marca de biscoitos, adotou o estilo retrô na embalagem da rosquinha de coco de 500 gramas. A marca reeditou a embalagem que era comercializada em 1975. A embalagem retrô foi lançada inicialmente por tempo limitado, mas devido á grande procura, segundo a Mabel, vai permanecer no mercado por tempo indeterminado.

Leia mais reportagem sobre embalagens retrô na edição de junho de EmbalagemMarca.

Fonte: EmbalagemMarca

sexta-feira, 15 de julho de 2011

iF Packaging Design Award está com inscrições abertas

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/if.gif

As inscrições para o prêmio iF Packaging Design Award estão abertas até o dia 31 de agosto. Organizado pelo iF – International Forum Design, com sede em Hannover, na Alemanha, é um dos prêmios de design mais reconhecidos globalmente. As inscrições podem ser feitas no site do iF, onde também estão especificadas as taxas de inscrição.

O iF Packaging Design Award é direcionado para o desenvolvimento de embalagens e processos relacionados. Podem ser inscritos no prêmio embalagens finais, processos de produção, artes gráficas, materiais etc, através de oito categorias.

Os participantes podem ainda concorrer ao iF Gold – troféu considerado o Oscar do design mundial, destinado aos destaques de cada prêmio.

Para informações no Brasil, o Escritório Representativo do iF está baseado em Curitiba, junto ao Centro de Design Paraná.

Fonte: EmbalagemMarca

Cosméticos para homens

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Homem-Urbano.jpg

A Feito Brasil Cosméticos lança sua quarta linha dedicada ao público masculino. A linha Homem-Urbano é composta por xampu capilar e corporal, hidratante corporal, pomada capilar finalizadora, creme hidratante para as mãos e sabonete em barra.

As embalagens, criadas pelo departamento de marketing da empresa, são produzidas em PET. Os frascos são fornecidos pela Plasticase, as válvulas pela Master Pumps, a bisnaga pela Tsubaki Embalagens, o pote redondo pela Bypacking. A decoração é feita com rótulos de BOPP produzidos pela All Flex. Os cartuchos de papel cartão duplex são fabricados pela gráfica Massoni.

Fonte: EmbalagemMarca

Tênis Non-Violence

O Projeto Non-Violence une o campeão de tênis Robin Söderling e o artista Ernst Billgren para pintar a escultura Non-Violence a ser usada na cerimonia de abertuda do "Swedish Open" em Båstad, na Suécia.



O Video foi criado pela Klapp&Co em Estocolmo e tem também como objetivo fortalecer o programa "Tennis For Peace".

O Projeto Non Violence, que tem como atividade principal a prevenção da violência começou em 1993 na Suécia, e hoje atua em diversos paises. O Projeto social esta no Brasil desde 1998, com sede em Curitiba / PR promovendo ações de caráter educativo e preventivo em escolas da rede pública de ensino.

Treina educadores e treinadores esportivos, através de técnicas e métodos próprios, para que disseminem entre os jovens ensinamentos buscando prevenir a violência.


Seu símbolo, "The Knotted Gun" foi criado após a morte de John Lennon pelo artista sueco Carl F. Reuterswärd e está presente em forma de escultura em várias cidades do mundo em forma de escultura, inclusive em NYC, em frente às Nações Unidas.


O projeto tem divulgação a partir de diversas iniciativas incluindo midia em grandes veículos, eventos no mundo fashion, iniciativas junto a designers e artesão, exposições de escultura e grandes eventos, além do licenciamento da marca, comercializado pela Vega Brands - LID Group.

Em Março de 2011 foi lançada uma coleção com a rede H&M da qual parte da renda obtida foi destinada para o projeto social. A rede H&M conta com mais de 2200 lojas na Europa, América do Norte, Africa e Ásia.


Para maiores informações sobre a marca, licenciamento e selo social Non-Violence, consulte a Vega Brands - LID-Group - (11) 2594-5939

Proibida liberada: nova cerveja chega a Recife e Fortaleza

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Proibida-1024x640.jpg

A CBBP – Companhia Brasileira de Bebidas Premium coloca no mercado a cerveja Proibida. Os primeiros mercados a receber a bebida são Recife e Fortaleza. A Proibida é comercializada em latas de 350 mililitros, garrafas de 600 mililitros e long necks de 355 mililitros.

A cerveja ganhou notoriedade depois que as modelos Michaela e Dominika (foto abaixo) participaram do programa Pânico na TV, da RedeTV, que é patrocinado pela AmBev. As duas garotas-propaganda se passaram por turistas tchecas e foram “adotadas” pela produção do programa como estrelas de um reality show após estas manifestarem em redes sociais que sonhavam conhecer o Brasil. A “pegadinha” fazia parte da estratégia de lançamento da cerveja.

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Tchecas.jpg

Fonte: PDV News

Licenciamento de marcas e personagens, quando bem utilizado, agrega valor a produtos e ajuda a vender.


A reportagem de capa da revista Embalagem Marca traz um especial sobre licenciamento, explicando desde o passo a passo do licenciamento, até demonstrando grandes cases do uso do licenciamento.

Confira a revista virtual no link: EmbalagemMarca

Concurso da Papirus para designers tem segunda edição

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Toy.jpg

A Papirus, fabricante de papel cartão, lança a segunda edição do concurso cultural Paper Toy Papirus, que vai premiar três designers que fizerem a melhor personalização de um dos bonecos de papel da família Vita, criados exclusivamente para a campanha pelo designer Carlo Giovani.

Nesta edição do concurso, os designers têm três personagens diferentes para personalizar – Mister White, ManEco e Dudaplex –, cada um com características próprias e representando um tipo de papel.

Os designers interessados em participar da promoção podem solicitar os bonecos através do hotsite do concurso.

Para dar vida aos bonecos vale pintar, colar, recortar e depois de pronto é só fazer a inscrição com dados e fotos do Paper Toy pelo hotsite até o dia 31 de agosto.

Na primeira etapa, a votação para escolha dos dez finalistas ocorre no hotsite do concurso. Na segunda etapa da seleção, a novidade é a votação pelo Facebook que ocorre de 1 a 11 de setembro.

Os três primeiros lugares serão conhecidos no dia 15 de setembro. Os prêmiados são:

1º lugar: um iPad 2 e um pacote para o encontro de design TRImarchi, na Argentina (10º Encontro Internacional de Designer Gráfico)

2º lugar: um pacote para o encontro de design TRImarchi

3º lugar: um iPod (modelo nano Touch)

Fonte: EmbalagemMarca

Lançamento: novo tênis da Imaginarium com a Converse

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdA-B1zTILTIoTKutZNrr8fliGEn4C8z8T65iAbAZ6fuovnE1PCr_LRlHqw9xmQtunRyrQ5iFaAHCbXkjBcC_UCyHDnKqsBFnF60jkz-VkTVHIzd5G-CABTZUCvtNTms-o5BFeohxnlYY/s1600/Lan%25C3%25A7amento+novo+t%25C3%25AAnis+da+Imaginarium+com+a+Converse.jpg
O grande sucesso da parceria entre a Imaginarium e Converse agradaram tanto os consumidores com os últimos modelos de tênis que a marca acaba de lançar mais um modelo exclusivo.

Sempre acompanhado do fun design e irreverência característica da Imaginarium acaba de sair do forno, o modelo Chuck Taylor Donuts que traz estampa de diferentes tipos de rosquinhas doces! O novo modelo, que fazerá parte da nova coleção da marca, chamada Pic Nic, começa a chegar às lojas a partir de agosto e custará R$ 199,00.

Fonte: PDV News

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Embalagem de agrotóxico biológico não precisa ter caveira

http://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Caveira.png

Os agrotóxicos biológicos, menos agressivos à saúde humana que os defensivos químicos tradicionais, não estão mais obrigados a apresentar nas suas embalagens e bulas o símbolo da caveira. A liberação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A decisão faz parte de um programa do governo de incentivo ao registro de produtos biológicos de controle de pragas, que busca ampliar o uso de defensivos desse tipo, e reduzir o prazo para avaliação dos pedidos de certificação.

A decisão considerou as conclusões do Comitê Técnico para Assessoramento para Agrotóxicos (CTA), que reúne integrantes do Mapa, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

O governo espera que, até 2015, de 7% a 10% dos agrotóxicos autorizados para venda no Brasil sejam biológicos. Hoje, eles representam apenas 3%. Das 1430 marcas comerciais permitidas, apenas 41 são biológicas.

Fonte: EmbalagemMarca

Brasil é referência mundial em energia limpa, diz Dilma

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,48070842,00.jpg

A presidente Dilma Rousseff disse, no último dia 11, que o Brasil é uma referência mundial em produção de energia limpa. Dilma afirmou que 86% da energia brasileira vêm de fontes renováveis e citou como exemplo, ao falar da construção da usina de Santo Antônio, em Rondônia, o potencial hidrelétrico oferecido pelos rios que cortam o País. "É muito bom que a nossa energia seja uma fonte não poluente, que seja limpa e renovável", afirmou, durante o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta".

Dilma defendeu a construção da hidrelétrica em Rondônia como um mecanismo de estímulo à economia local. "Quando uma obra desse tamanho é feita, a economia toda se movimenta naquela região - indústrias se instalam, empregos são criados, o comércio cresce", disse. "Uma coisa vai puxando a outra." A presidente lembrou que associado ao projeto existe R$ 1,3 bilhão para programas ambientais e sociais.

A hidrelétrica está sendo construída na cachoeira do Santo Antônio, no Rio Madeira, a cerca de 10 quilômetros de Porto Velho. Segundo a concessionária responsável pela usina, Santo Antônio tem potencial para gerar 19,5 milhões de megawatts-hora por ano, o equivalente a 4,3% da produção brasileira em 2007.

A presidente ainda falou sobre o teleférico inaugurado no Complexo do Alemão, conjunto de favelas na zona norte do Rio de Janeiro que foi ocupado em novembro do ano passado pela polícia. De acordo com ela, a obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai beneficiar 85 mil pessoas, além de expor o potencial turístico do local. "O Complexo do Alemão tem tudo para se transformar em um ponto turístico", afirmou.

Fonte: Istoé Dinheiro

Conceito de teclado touchscreen

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJJFxqs7WVo2FUmXuWrFn2OO9vXsaCYXcJgswvIYywV9rmlnpx7_lMdiA2bxPFS1mmEL53qnrYpPpkHRPAevV4OP3v5-GNUboc08e0tAO-MKWOB5_eCFlrTjMInDcKWogXNzGQZzr4gtA/s1600/Conceito+de+teclado+touchscreen.jpg

O conceito criado pelo designer ucraniano Iaroslav Neliubov permite que você altere seu teclado da maneira que você achar melhor.


Chamado de ABC, o acessório é totalmente touchscreen, extremamente fino e com um visual que lembra um objeto de vidro. Ele pode ser configurado para qualquer linguagem, com as teclas sendo “arrastadas” para o local que você achar melhor.

Além do posicionamento, é possível criar um sistema de cores para facilitar a localização de cada botão. O teclado possui ainda espaço de memória para armazenar arquivos. Para isso, ele conta com um drive CD/DVD e uma entrada USB. Por se tratar de um conceito, entretanto, não há previsão de quando o ABC chegue aos PDVs.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFmvyyOTNMulWqiRFhsasLJUeO7fo8OX_JlG_-mY9Na-mJj6oj2g5nUHSw2O4-plOHUhFq7x8OKp9PJsZC5DMRaWyv86j1jx60NPN4dpvyiBtELYdrQ20tWh_7KZyyQb3u7B8Iw0njxPc/s1600/teclado+touch.jpg

Fonte: PDV News