Header

quinta-feira, 7 de julho de 2011

FGV: em oito anos, Brasil ganha 50 milhões de consumidores

http://blog.f1solucoes.com.br/wp-content/uploads/ClientesClaseeC.jpg

Estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que, desde 2003, o Brasil ganhou quase 50 milhões de consumidores. Apenas no período de 2009 até maio deste ano, 13,1 milhões de brasileiros foram incorporados às classes A, B e C. De acordo com o levantamento, no grupo dos Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), somente o Brasil registra crescimento econômico acompanhado de redução das desigualdades sociais.

Em dez anos, a renda real per capita dos mais ricos no País cresceu 10%, enquanto a dos mais pobres subiu 68%. A taxa de crescimento da renda dos 20% mais ricos no Brasil é inferior à registrada nos outros países dos Brics. Já a taxa de crescimento da renda dos 20% mais pobres só perde para registrada pela China.

Segundo o estudo, a redução da desigualdade social é reflexo de fatores como o maior acesso à educação e ao crescimento do trabalho formal. A redução da base da pirâmide social vem se intensificando nos últimos anos – em 2010, houve diminuição de aproximadamente 12%, aponta a FGV.

A pesquisa destaca que a cidade mais rica do Brasil é Niterói, no Rio de Janeiro, com 30,7% da população pertencente à classe A. As demais cidades mais ricas são: Florianópolis (27,7%), Vitória (26,9%), São Caetano (26,5%), Porto Alegre (25,3%), Brasília (24,3%) e Santos (24,1%).

Fonte: Cosmetics Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário