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segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pontos críticos no licenciamento

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Nesta entrevista aos organizadores da conferência Kid Power Brasil 2011, procuro mostrar pontos que considero críticos para o sucesso no licenciamento: o alinhamento entre o personagem (ou marca), os produtos e o público. Leia abaixo a entrevista na íntegra.

Em linhas gerais quais são os pontos mais críticos no processo de licenciamento de marcas e personagens?
Há pontos críticos do lado do licenciador e do licenciado. Para o licenciador, que é o detentor da propriedade intelectual a ser licenciada, o mais importante é a força de sua propriedade. Essa força é dada, basicamente, pelo nível de conhecimento que o público tem dela e pela relevância que os conceitos associados a ela têm para o público. Assim, propriedades de grande visibilidade tendem a ter mais sucesso. Mas a visibilidade não deve ser vista isoladamente. Propriedades como marcas ou personagens que têm um apelo mais forte junto ao público podem ter grande vantagem.

Para o licenciado, que é quem tem a licença de utilizar a propriedade em seus produtos, o mais importante é a diferenciação de seus produtos. Produtos inovadores e diferenciados tendem a vender mais. É claro que também é importante que seja um tipo de produto com boa demanda. E, tanto para o licenciador como para o licenciado, a adequação ao público é fundamental. A propriedade deve ser desenvolvida de forma que seus conceitos sejam valorizados pelo público. E o licenciado deve desenvolver produtos adequados ao público da propriedade, além de dominar canais de vendas que o atinjam.

Como desenvolver produtos coerentes com a propriedade licenciada?
Deve-se começar analisando os conceitos e o universo da propriedade. A partir dessa definição conceitual, as categorias mais facilmente associadas devem ser priorizadas. Dentro de cada categoria escolhida, o conceito de produto e sua função também não poderá ser conflitante. Por fim, as formas, cores e texturas do produto, além das artes aplicadas nele, deverão manter esse alinhamento conceitual.

Como ter um posicionamento de imagem que produza alta lucratividade?
Como qualquer negócio, devemos buscar atingir um mercado que seja atrativo, por sua taxa de crescimento, oportunidades de diferenciação, menor concorrência, alta lucratividade e outros aspectos relacionados. Também devemos escolher o mercado com base na capacidade da empresa em concorrer nele, avaliando seus pontos fortes, sua história, sua cultura, sua estrutura, etc. Escolhendo dessa forma, as chances de lucratividade serão altas. Para definir um posicionamento adequado, devemos buscar conceitos que sejam verdadeiros para a empresa e sejam valorizados pelo público, mantendo-se a diferenciação em relação aos principais concorrentes. Um posicionamento forte e diferenciado, definido para um público atrativo e aproveitando os pontos fortes da empresa é uma importante ferramenta competitiva.

Fonte: Marketing Infantil

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