Header

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Crianças européias usam mais as redes sociais

http://agenciavideira.com.br/wp-content/uploads/2010/10/logos_redes_sociais.jpg

As crianças exploram cada vez mais as redes sociais. Um estudo europeu concluiu que, em Portugal, 38% das crianças entre os nove e os doze anos já têm perfil nas redes sociais e alerta para a necessidade de acompanhamento por parte dos pais.

O uso da Internet pelas crianças continua a aumentar. Segundo dados do Eurobarômetro, o maior crescimento aconteceu entre as crianças mais novas. Em 2008, 60% das crianças entre os seis e os dez anos já eram usuárias da Internet. Verifica-se, também, que há cada vez mais crianças que exploram redes sociais como o Facebook. Em Portugal, 38% das crianças entre os nove e os doze anos já tem perfil em redes sociais que, segundo o estudo EU Kids Online, “são altamente populares entre as crianças européias”.

“Há todo um fascínio pela tecnologia” por parte das crianças que pode justificar estes números, afirma a responsável pelo estudo em Portugal, Cristina Ponte. “As redes sociais são um fenômeno da moda e as crianças querem estar onde estão os adultos. Estamos falando de uma criança entre os nove e os doze anos que quer ter um perfil numa rede social”, justifica.

“Para uma criança e adolescente, as redes sociais são a mesma coisa que foram as cartas na geração dos pais e dos avós”, continua a responsável. Com as cartas “havia correspondentes em todas as partes do mundo, conhecia-se pessoas, trocava-se idéias à distância”, portanto “não é um contexto muito diferente do contexto das redes sociais”, explica Cristina Ponte.

Embora as crianças assumam a liderança no que toca à navegação na Internet, outra grande mudança evidenciada pelo Eurobarômetro consiste no crescimento significativo do número de pais que usa agora a Internet.

Esta mudança não significa, no entanto, um total acompanhamento dos filhos na exploração de redes sociais. Apesar de no estudo EU Kids Online mais de metade dos pais (70%) declararem que falam com os filhos sobre o que eles fazem na Internet e acompanham de perto quando a criança explora o mundo online (58%), há “pais, sobretudo de famílias com poucos recursos, que não são usuários e que não sabem de tudo o que as crianças fazem na Internet”, explica Cristina Ponte.

Para a psicóloga Diana Vaz Reis, é “gravíssimo se os pais não têm conhecimento do que os filhos fazem nas redes sociais e na Internet”. E aqueles que não estão a par das novas tecnologias “devem juntar-se aos filhos e aprenderem com eles quando estão dando os primeiros passos”, aconselha.

Fonte: Marketing Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário