Com a palestra intitulada 'Um Encontro com o Design de Maior Audiência do Planeta', Hans Donner se apresentou na última sexta-feira, dia 15, na IV Feira Casa & Construção de Pato Branco, interior do Paraná. Traçando um paralelo da sua carreira, o designer, responsável pela identidade visual da Rede Globo, mostrou como revolucionou a linguagem áudio-visual da televisão brasileira, elencando projetos que o tornaram referência também em outras áreas. A palestra foi assistida por cerca de 600 pessoas.
Mais que relatar como chegou à Globo, vindo da Áustria há 36 anos, Hans Donner mostrou porque é considerado um profissional à frente do seu tempo. Relembrando, inicialmente, vinhetas e aberturas de novelas e programas levados para milhares de lares brasileiros, mostrou como usou tecnologia e inovação nas suas criações. "Meus primeiros trabalhos, ainda na faculdade, já foram baseados na bola, a forma mais perfeita que existe. E assim criei a esfera tridimensional da Rede Globo, num lenço de papel, dentro de um avião", revelou o designer, que trouxe a tecnologia 3D para o Brasil na década de 1970.
"No encontro da minha vida com o Brasil, com o povo brasileiro, pude me inspirar e unir meu design europeu com os elementos brasileiros: a beleza da mulher e da natureza". Hans Donner materializou essa afirmação apresentando dezenas de trabalhos com referências às cores da bandeira brasileira, levados por ele a vários países. "Sempre consegui surpreender lá fora. Eu pude mostrar para o mundo que o Brasil é muito mais que as imagens que retratavam o nosso país lá fora", enfatizou.
Unindo a 'bola' e o 'tempo', o designer segue surpreendendo e inovando, consolidando-se como referência. Hans Donner criou o Timension, uma nova concepção do tempo, sincronizada com a era digital. "Tudo o que o homem faz tem tempo. Mas a minha missão é trazer uma mudança para a humanidade, que vai permanecer nos próximos milênios. Mudança que tem a ver com a bola, mas tem a ver com tempo. Porque eu vou trazer uma nova forma de ver o tempo", salientou."O público não conseguia assimilar, era 20 anos atrás no futuro. Agora, com a Copa, as cores do Brasil irão para dentro dos móveis. Nós ganhamos uma vitrine de bilhões de pessoas e teremos a possibilidade de mostrar aos visitantes o que o Brasil tem de melhor", adiantou Hans Donner.
O gerente da Regional Sudoeste do Sebrae/PR, Joailson Agostinho, ressaltou, entre outros aspectos do evento, a participação e pontos refletidos pelo palestrante na questão da brasilidade e oportunidade que o País tem com a Copa do Mundo. "Hans Donner mostrou, na sua história, que o processo de criação que o destacou aconteceu pela simplicidade, no detalhe e pela observação da gente brasileira", contou. Para o gerente do Sebrae/PR, o que foi apresentado pode servir de referência, tanto para estudantes e profissionais de arquitetura e design, quanto para empreendedores que participaram da palestra-magna.
A Feira Casa & Construção 2011 foi realizada de 12 a 16 de abril e levou para o Parque de Exposições de Pato Branco mais de 35 mil visitantes. O evento setorial foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), do Sebrae/PR, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco – AREA-PB e CRECI - Paraná. A Casa & Construção contou ainda com o apoio do Sindicomércio, da UTFPR e da Faculdade Mater Dei, além do patrocínio da Prefeitura de Pato Branco, da Caixa Econômica Federal e do Grupo Diário.
Fonte: Design Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário