Por meio da internet, os usuários escolhem as iniciativas que desejam apoiar financeiramente. Em troca, eles recebem recompensas, como participação em eventos. Também há casos em que a doação ocorre pela simples satisfação de colaborar com determinada causa.
Novas possibilidades
Em artigo intitulado O fenômeno do Crowdfunding: uma revolução na forma como geramos impactos positivos na sociedade, Eduardo Sangion e Felipe Matos contextualizam diferentes plataformas do gênero existentes ao redor do mundo:
“Da mesma forma que as redes sociais digitais mudaram a forma como alocamos tempo e compartilhamos experiências, o financiamento coletivo irá mudar a forma de alocarmos capital e gerarmos transformações positivas na sociedade”, destaca um trecho do estudo.
Os autores transitam com facilidade pelo tema. Além de avaliar o cenário atual, indicando o que já ocorre na prática, o estudo indica as vantagens da utilização de financiamentos coletivos, mostra como a colaboração com os projetos pode ser transformada em uma experiência de consumo e aponta que as ferramentas de crowdfunding têm potencial para gerar resultados ainda mais relevantes que a captação de recursos.
Autores
Sócio-fundador Grupo do Instituto Inovação, Felipe Matos liderou a consolidação do primeiro escritório internacional da Inventta, na Colômbia, e participou da construção da parceria com a NineSigma. Eduardo Sangion é diretor-executivo da Senso Incomum – primeira plataforma brasileira de crowdfunding para projetos sociais de qualquer porte.
Fonte: Inventta
Nenhum comentário:
Postar um comentário