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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nos passos da elegância

Como o paulistano David Gonçalves, dono da Craft Shoes Factory, passou de sapateiro a empresário de uma grife de luxo no milionário mercado de calçados masculinos.

“Um belo par de Manolos é melhor que sexo.” Esta frase partiu da cantora pop americana Madonna, em 2009, para definir os badalados e caríssimos sapatos assinados pelo designer espanhol Manolo Blahnik, o preferido da personagem Sarah Jessica Parker no seriado Sex and The City. Não é de hoje que os pés femininos são acarinhados pelos solados vermelhos de Louboutin ou mesmo pelo luxo dos sapatos brasileiros, de Alexandre Birman. Para as mulheres, não faltam opções. No entanto, salvos por algumas grifes italianas, como Salvatore Ferragamo, os homens elegantes têm de se virar em um universo mais restrito. Como achar um sapato exclusivo onde tudo parece igual? O paulistano David Gonçalves buscou a resposta na produção artesanal de luxo sob encomenda. Depois de trabalhar por 17 anos como funcionário de marcas massificadas, como a Democrata, no ano passado ele lançou o próprio negócio, a Craft Shoes Factory.

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A julgar pelo sucesso de sua empresa, o ex-sapateiro que virou empresário estava certo. Hoje ele produz, à moda antiga e sem pressa, nove modelos de estilo clássico. Cada pedido, ao preço fixo de R$ 1 mil, chega a demorar 20 dias para ser entregue ao comprador. “Os homens formam um público exigente e primam menos pela ostentação e mais pela qualidade e sensação de exclusividade”, diz Gonçalves. Nem o preço alto nem a demora na entrega – razões que não são exatamente a melhor fórmula para o sucesso – prejudicaram a prosperidade da Craft Shoes Factory. Segundo ele, neste ano o faturamento deverá alcançar R$ 3 milhões, um feito impressionante por se tratar de uma empresa recém-criada e com apenas três lojas em São Paulo. Para 2012, o ex-sapateiro prevê receita de R$ 10 milhões graças à nova loja, inaugurada em outubro no Morumbi Shopping, em São Paulo, e com a popularização de seu site de vendas virtuais.

Não foram apenas os sapatos artesanais os responsáveis pelo sucesso da marca. A parceria com a aristocrática fabricante de sapatos ingleses, Loake, ajudou a Craft Shoes Factory a se posicionar como uma loja em que os homens poderiam encontrar sapatos de longa durabilidade, conforto e estilo clássico – atributos, a propósito, que são três características que melhor definem a marca, segundo o próprio fabricante britânico. “Estamos importando 180 pares do Loake, que serão vendidos entre R$ 989 e R$ 1,1 mil, para quem sabe o real valor de um sapato benfeito.” Além da perspectiva de faturamento milionário no ano que vem, Gonçalves enxerga no horizonte um gigantesco desafio. O crescimento da empresa, que emprega 20 funcionários, depende da contratação de profissionais para a produção artesanal dos sapatos – uma mão de obra cada vez mais escassa no País.

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“Treinar um artesão demora até três meses”, afirma o empresário.“Para atender à demanda, e garantir a qualidade de nossos produtos, precisaremos capacitar novos artesãos, um por um.” Superado o desafio da mão de obra, a empresa buscará novos mercados. Nos planos de Gonçalves, está a abertura de lojas em Brasília, Curitiba, no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos. “Com o aumento dos profissionais liberais, nosso público-alvo, e a ascensão das classes sociais, mais consumidores dos nossos sapatos devem surgir”, diz Gonçalves. “Além disso, queremos desmistificar o conceito, comum entre os brasileiros, de que sapato só deve ser usado em ambientes de trabalho. É um acessório para todas as ocasiões.”

Fonte: Istoé Dinheiro

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