Header

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cai a confiança dos varejistas no faturamento do Natal de 2011

Pesquisa de Expectativa Empresarial do Serasa Experian indica que empresários e varejistas do Norte e Centro-Oeste são os mais otimistas em relação à data

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/2011/varejo_natal_2011.jpg

Os varejistas brasileiros estão menos confiantes no faturamento do Natal deste ano, segundo a Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial. O levantamento indica que 55% dos empresários esperam lucrar na data em 2011, abaixo do índice de confiança registrado no mesmo período em 2010 (69%).

Na segmentação pelo tamanho das empresas, 82% dos empresários das companhias de grande porte prevêem lucros neste Natal. O percentual se torna menor entre os líderes das médias e das pequenas empresas, que registram índices de confiança de 63% e 55%, respectivamente.

A região Centro-Oeste concentra a maior parte dos empresários otimistas do Brasil (62%), seguida pelo Norte (60%), Sudeste (58%), Nordeste (55%) e Sul (50%). Entre as categorias que poderão se destacar pelas vendas no período estão roupas, sapatos e acessórios (34%), celulares e smartphones (18%), eletrônicos (14%) e brinquedos (8%). Em relação ao gasto dos consumidores, 26% devem pagar até R$ 50,00 pelos produtos e 39% gastarão entre R$ 51,00 e R$ 100,00, enquanto apenas 2% devem ultrapassar de R$ 500,00 em presentes no Natal.

Ainda segundo a previsão do estudo da Serasa Experian, 51% das compras serão feitas a prazo e 49% à vista. A média do prazo dos pagamentos por cheque pré-datado, cartão de crédito, financiamento e crediário deve ficar em torno de quatro parcelas.

Fonte: Mundo do Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário