Header

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lançado teste de HIV com resultado em 15 minutos

http://visaocarioca.com.br/wp-content/uploads/2008/11/hiv-aids.jpg

O kit do teste rápido da Aids foi lançado nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Dia Mundial de Luta contra a Aids. Bio-Manguinhos é uma unidade da Fiocruz responsável pela produção de vacinas, reativos e biofármacos. O Teste Rápido HIV-1/2 é um kit de triagem de uso único (não confirmatório), que dispensa infraestrutura laboratorial e pode ser usado para diagnóstico da doença em locais de difícil acesso e em acidentes. O resultado sai em apenas 15 minutos e a margem de erro é mínima.


Os kits de reativos para diagnóstico de Bio-Manguinhos ampliam o acesso da população a exames e contribui para a detecção precoce de doenças como Chagas, leptospirose, leishmaniose canina, HIV, esquistossomose e outras enfermidades parasitárias. Eles atendem aos programas de controle de endemias e agravos da Secretaria de Vigilância em Saúde e do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS). Especificamente para HIV, a unidade investe em soluções que já representam grande avanço no diagnóstico da doença.
Em 2011, o instituto passará a produzir o teste rápido para a rede pública de saúde. Além de substituir com vantagens o utilizado atualmente, que demora um dia para fornecer o resultado, tem um custo cinco vezes menor.

Fonte:  secom.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário