Header

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ambev recebe multa de R$ 1 milhão do MJ

Propaganda estrelada pela atriz Juliana Paes foi considerada abusiva
Nesta quarta-feira (8) o Ministério da Justiça aplicou multa de R$ 1 milhão à AmBev por causa de uma campanha da Antarctica - marca da Ambev - estrelada por Juliana Paes. Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, o processo foi aberto em 2009 e a Ambev foi informada sobre a denúncia feita por moradores de diferentes cidades brasileiras. Os denunciantes disseram que os totens - espalhados em tamanho real da atriz seminua, coberta com um laço na região do quadril - ofendiam mulheres e provocavam o erotismo nas crianças. Vários deles afirmaram que meninas e meninos chegavam a tocar no totem.
Ainda de acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, assim que o órgão recebeu as denúncias, levantou as informações, reuniu evidências e chegou a conclusão de que a propaganda foi considerada abusiva por ferir o artigo 37, parágrafo 2º, que diz ser abusiva, dentre outras, a publicidade discrimitória. “Nesse caso são duas formas de discriminação. A nudez feminina afronta a dignidade do ser humano e também discrimina gêneros, como se só homens consumissem o produto”, afirma a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.
Em 2009 a Ambev foi procurada pelo Ministério e ficou ciente do caso. Na época, a defesa da empresa foi de que não havia conteúdo discriminatório na campanha. Procurada pela reportagem, a Amebv ainda não tem uma posição sobre a multa aplicada. O processo cabe recurso e a Ambev ainda pode recorrer para não pagar a multa.

Fonte: propmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário