Header

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Governo quer controlar conteúdo de rádio e TV

 http://www.jobajob.com.br/wp-content/uploads/2010/12/controletb.jpg
Criar um novo órgão para o setor de telecomunicações e radiodifusão é a proposta do governo para 2011. Segundo as informações da Folha de S. Paulo, a vertente chamada ANC (Agência Nacional de Comunicação) substituiria a Ancine (Agência Nacional do Cinema) e regularia o conteúdo de rádio e TV.


O órgão é resultado das discussões sobre o marco regulatório e, segundo o jornal, pode ter poderes para multar empresas que fugirem das regras, como veicular programação inadequada ao horário, entre outras. A ideia ainda regulamenta a participação de políticos em veículos de rádio e TV. De acordo com primeira versão do projeto, eles seriam proibidos de serem donos ou controlarem emissoras.

A criação do órgão, entretanto, não será encaminhada pelo governo Lula. Quem deverá levar o projeto é a presidente eleita Dilma Rousseff, que irá decidir se a proposta será ou não enviada ao Congresso.

De acordo com a Folha, o governo não considera a agência como censura, porque o conteúdo será analisado depois de veiculado. Representantes do setor, porém, avaliam que a proposta abre brechas para cercear jornalismo e dramaturgia. Além disso, dizem, a Constituição já prevê punição para os abusos.
A criação da agência para regular conteúdo tem apoio de entidades que defendem o “controle social da mídia”.

Fonte: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário