Header

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Reciclagem de PET ultrapassa R$ 1 bi


A reciclagem desse tipo de plástico já movimenta R$ 1,08 bilhão em negócios no país. Em 2007, o Brasil reciclou 230 mil toneladas, índice que só perde para o do Japão. Atualmente, 53,5% do material volta para a indústria, e essa demanda não pára de crescer, principalmente entre empresas dos setores têxtil, de embalagens e de materiais para construção.

O politereftalato de etileno é uma resina de poliéster que ganhou mercado no Brasil a partir da década de 1990, e, desde 1996, a reciclagem desse material cresce, em média, 18% ao ano. Quem explica esse crescimento é o diretor da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), Auri Marçon: “O desenvolvimento de um mercado para o PET reciclado ocorreu paralelamente ao crescimento do uso da resina".

A indústria têxtil é o maior destino desse material, absorvendo 40% do PET reciclado. Outro setor que também tem consumido grande volume de PET é o de construção civil. Ainda segundo Marçon, embora a capacidade de aplicação do PET reciclado seja muito grande, esbarra na falta de programas estruturados de coleta seletiva. “A coleta é o grande gargalo”, diz.

Fonte: Revista Reciclagem Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário