Header

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Brasileiro é o mais otimista entre os emergentes

Segundo pesquisa do banco Credit Suisse, 63% dos brasileiros esperam um aumento da renda, contra 27% dos russos

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:tevoDolWbEm5-M:http://img8.imageshack.us/img8/5915/otimismo1.jpg&t=1

Entre os consumidores dos países emergentes, o brasileiro é o mais otimista. A conclusão é do banco Credit Suisse, que realizou um estudo sobre consumo nos países do chamado Bric (grupo que inclui Brasil, Rússia Índia e China). A pesquisa constatou que 63% dos entrevistados no País acreditam que sua renda vai crescer nos próximos seis meses. Na China, o porcentual de otimistas é de 45%, na Índia é de 43% e na Rússia é de 27%.

O porcentual de poupança do brasileiro, no entanto, é o mais baixo entre os Brics. Apenas 10% da renda é guardado, contra 31% na China, 17% na Índia e 13% na Rússia. Diante deste dado, não impressiona o fato do Brasil ter os índices mais altos de financiamentos e uso do cartão de crédito.

Mais da metade (51%) dos entrevistados no País possuem seu próprio veículo, sendo que 56% deles utilizaram de financiamento para isso. Entre os que planejam comprar seu próprio veículo, 68% disseram que devem utilizar crédito para a aquisição. Na China, apenas 20% disseram possuir carro e 10% utilizam crédito.

O estudo destaca também a disparidade de renda nos países emergentes. No Brasil, o porcentual de famílias com renda mensal abaixo de US$ 1 mil é de 57%, enquanto que apenas 19% das famílias pesquisadas possuem renda acima de US$ 2 mil. Na Índia, os porcentuais são de 66% e 12%, respectivamente, e na China de 50% e 19%.

Fonte: Istoé Dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário