Header

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Brasil lidera consumo global de eletrônicos em 2010, aponta Accenture

http://www.thetoyman.com/images/consumer_electronics_accessories.jpg

O Brasil está entre os países que mais consumiram produtos eletroeletrônicos, como celulares, televisores e computadores portáteis (netbooks) em 2010. Esta é uma das conclusões de um estudo global realizado pela consultoria Accenture com 8 mil consumidores em oito países (Brasil, China, Índia, Rússia, França, Alemanha, Japão e Estados Unidos), envolvendo 19 diferentes tecnologias.

Os brasileiros estão em primeiro lugar no consumo de celulares em 2010 - 55% dos pesquisados compraram um novo aparelho no ano passado -, assim como no consumo de TVs de alta definição e câmeras digitais (ambos com uma média de 30%) e de netbooks (pouco mais de 20%).

Depois dos dispositivos móveis, os eletrônicos mais consumidos pelos brasileiros no ano passado foram computadores (35%) – média similar à dos chineses e inferior à dos indianos, que registraram quase 40% de compras de PCs no ano passado.

As intenções de compra de computadores pessoais e celulares devem cair 39% e 56%, respectivamente, em relação a 2010, nota a Accenture. Por outro lado, no mesmo período, o consumo de TVs 3D deve aumentar em 500% e o de computadores portáteis no formato de prancheta (tablets) deve crescer 160%. O consumo também deve ser acelerado entre os leitores de livros digitais (e-readers), com previsão de crescimento de 133% em relação a 2009, enquanto as vendas de smartphones devem aumentar 26% no período, afirma a consultoria.

"Os resultados da pesquisa levantam a questão se, no longo prazo, o uso de desktops e laptops em casa será cada vez mais substituído por um grupo de alternativas mais recentes, como tablets, netbooks, smartphones e leitores de livros eletrônicos", disse o executivo sênior da Accenture na área de Eletrônicos e Alta Tecnologia Kumu Puri, na análise da empresa.

Este ano, um quinto dos brasileiros pretende comprar um televisor que exibe imagens em três dimensões – mesma média entre os indianos. A mesma intenção de compra foi verificada entre 16% dos consumidores russos e 14% dos chineses. Os dados contrastam com os planos de compra do mesmo equipamento no Japão (2%) e nos Estados Unidos (8%) no próximo ano.

A pesquisa destaca os consumidores urbanos dos países que compõe o bloco Bric (Brasil, Índia, China e Rússia) estão mais interessados em produtos tecnológicos de última geração. A China concentra os consumidores mais entusiastas de novas tecnologias entre todos os países avaliados. O desejo de consumo de TVs 3D é compartilhado por 69% dos chineses entrevistados. Este ano, o smartphone deve ser o dispositivo mais consumido na China já que está nos planos de consumo de 38% dos entrevistados.

O estudo também indica que o uso de celulares com funções mais básicas – sem acesso à internet - caiu de 79% dos pesquisados em 2009 para 65% no ano passado. No mesmo intervalo, a aquisição de smartphones quadruplicou de 8% para 32%.

O apelo ‘verde’ também é bem recebido entre os consumidores. Segundo a pesquisa global, 68% dos participantes disseram que pagariam um valor extra por produtos ambientalmente corretos.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário